Na semana passada, quando aconteceu o encontro feito pela União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal) na AMA, os parlamentares alagoanos também reclamaram das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Os presidentes das casas legislativas se dizem pegos de surpresas e reclamam da situação. Foi que relatou o presidente da Câmara de Pão de Açúcar, Edson Lira Rodrigues, o Lira (PSC), sobre as finanças da casa que comanda.
“O repasse que é feito todo mês já entra comprometido. Tem mês que o valor das despesas ultrapassa o valor depositado nas contas e ainda temos que justificar aos órgãos de fiscalização até o que não sobrou. Da forma que está indo é impossível administrar. O que percebo é que também não vai valer a pena mais ser vereador”, reclamou Lira.
Já para o presidente da Uveal, Hugo Wanderley (PMDB – Cacimbinhas), reforçou dizendo que com as quedas do FPM fica ainda mais difícil administrar Prefeituras e Câmaras Municipais.
“Hoje é público a grande dificuldade que os prefeitos têm enfrentados na administração municipal. As quedas constantes do FPM têm prejudicado a administração nos municípios e, consequentemente, nas casas legislativas. Então, todos os anos têm aumento de despesas, aumento de salários e os recursos repassados não acompanham proporcionalmente esses valores. Portanto, torna-se impossível administrar dessa forma. Seja nas Prefeituras ou nas Câmaras”, declarou o presidente.
Entre março ou abril de 2014, assim como fazem os prefeitos de todo o Brasil, uma comitiva de vereadores estará viajando para Brasília com o intuito de se reunir com a bancada federal de Alagoas, cobrar ações enérgicas em prol da classe e debater sobre os assuntos e interesses do país.
“A Uveal também está engajada em debater com o Congresso Nacional as questões como Reforma Política, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), orçamento impositivo, propostas que serão apresentadas pela UVeal e outros assuntos de interesses da sociedade e das Câmaras Municipais”, completou Hugo Wanderley.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com