Parece que a situação financeira dos municípios alagoanos está cada vez pior. Os prefeitos, no entanto, viajam para Brasília a partir da próxima segunda-feira (09) na tentativa de encontrar soluções para a crise.
Entre todos os pontos de pauta que estarão sendo levados para debater na capital federal: as quedas constantes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Daí se tem também as seguintes medidas a serem cobradas:
- Reajuste para o Piso do magistério;
- Piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias;
- Aprovação da PEC 39/2013;
- Aprovação da PEC 341/2013.
Entretanto, a briga dos gestores é para que as contas fechem no final do ano e que os débitos acumulados – por conta do FPM menor – não prejudiquem os serviços essenciais para população - como o pagamento dos servidores públicos. Foi o que ressaltou - em entrevista à imprensa - o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão (PTB).
“A gente precisa discutir e mostrar nosso ponto de vista para que o Congresso Nacional entenda que essa pauta de reivindicação é justamente para que possamos fazer investimentos numa saúde de qualidade e educação de qualidade”, reforça o presidente.
Arapiraca
Não fugindo da realidade, Arapiraca – no agreste de Alagoas – também passa por sérias dificuldades financeiras. Foi o que declarou à prefeita da cidade, Célia Rocha (PTB), na última reunião ocorrida no auditório da AMA.
“Essas discussões todas que a gente ver, em nenhum momento, se coloca a realidade dos municípios. Discute indexador de dívida do Estado, mas ninguém entra na realidade dos municípios, muito menos dos nordestinos. A realidade de Arapiraca é muito ruim na saúde, educação e enfim. Essa coisa de administrar folha daqui a pouco não se administra mais. Não sei qual é o caminho. A gente estar ainda muito tímido diante da gravidade que está a cada dia mais próxima. Os prefeitos com a corda no pescoço vão pedir socorro a quem?”, questionou Célia.
Célia Rocha foi mais além e pediu aos colegas prefeitos mais união para lutar em defesa dos municípios. Na oportunidade, a prefeita de Arapiraca também cobrou o empenho dos senadores alagoanos para agilizarem uma nova audiência dos prefeitos com Dilma Rousseff (PT).
“Precisamos aparecer e mostrar para o país a realidade dos municípios brasileiros a nível nacional. Vamos juntos com os presidentes das Entidades Municipalistas tentar marcar uma audiência com quem possa resolver os problemas dos municípios ou com a presidente Dilma Rousseff. Pedir aos senadores alagoanos (Renan Calheiros, Benedito de Lira e Fernando Collor) e os senadores das bancadas desses Estados que solicitem uma audiência com a presidente para mostrar a realidade da gente. Não é possível que eles vão querer ver os municípios falirem. Em que isso vai ser positivo para o país?”, disparou a prefeita.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com