No próximo dia 05, às 18h no Hotel Praia Dourada, a Prefeitura Municipal de Maragogi, através das Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Turismo  e o Conselho Tutelar, promovem o lançamento da campanha: "Maragogi em defesa da criança e do adolescente - Proteger o menor é nosso maior desafio", que tem como principal objetivo conscientizar o turista quanto da importância de não estimular o trabalho infantil, através da compra do artesanato feito com a palha do coqueiro,  por menores em processo de evasão escolar e em situação de risco. 

A atividade irregular virou febre entre as crianças e adolescentes da região, que estão degradando os coqueiros da região, para a confecção do pseudo-artesanato.  Para a secretária de Turismo Mariana Gorenstein, este é apenas o início de um trabalho de conscientização e combate ao trabalho infantil “Vamos colocar o material em todos os locais onde os turistas passam: Catamarãs, meios de hospedagens, restaurantes, receptivos, etc. para que a informação e o apelo da campanha cheguem até eles. Também precisamos da adesão dos empresários da região, pois através de seus estabelecimentos, o turista também tomará conhecimento das informações”, declarou.

Além de todo o material de divulgação, a campanha contará com uma “força tarefa” em parceria com a PM, Guarda Municipal e Conselho Tutelar que serão os responsáveis em recolher os menores pegos praticando a atividade e levá-los para suas casas. A prefeitura disponibilizará quatro veículos sendo um modelo “buggy” para auxiliar neste trabalho de ronda.