A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), responsável pela coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB-AL), enviará cinco representantes das diversas associações de artesanato de Alagoas para Belo Horizonte, em Minas Gerais, local onde ocorrerá a 24ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas. Entre os dias 3 e 8 de dezembro, os visitantes poderão ver de perto os produtos do tradicional artesanato alagoano.

As peças de aproximadamente 300 artesãos do bairro do Pontal da Barra e dos municípios de Boca da Mata, Feliz Deserto, Coruripe e Marechal Deodoro serão expostas. Dentre as tipologias levadas à Feira, estão o Filé, esculturas de cerâmica ou madeira, e ainda objetos derivados da fibra do orucuri e da paboa. “Além de divulgar a produção alagoana, a Feira é um grande espaço para que os artesãos alavanquem o faturamento. Esse tipo de evento oferece grande visibilidade para os artesãos”, colocou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, explica que, por conta da existência de muitas associações que oferecem produtos de grande qualidade, para cada edição da Feira é feito um rodízio entre esses grupos produtivos para a participação do evento.

Em sua última edição, os artesãos alagoanos comercializaram R$ 42 mil por, para este ano, a expectativa é de aproximadamente R$ 50 mil. A Feira contará ainda com seminários de interesse geral e cursos de gestão de negócios e responsabilidade social.