A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Alagoas (Cedec-AL) prorrogou - até o dia 12 de dezembro - o prazo para que os municípios que decretaram Situação de Emergência (em 2013) possam encaminhar ao órgão os documentos necessários para homologação do decreto.
Os 37 municípios decretaram situação de emergência e anormalidade por causa da seca que atinge o Estado de Alagoas. O Decreto de Nº 26.908 entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, no dia 04 de julho deste ano. Com isso, o documento passou a ter validade de 180 dias e o prazo expira em janeiro de 2014.
Entretanto, a Defesa Civil Estadual alerta que a entrega dos documentos deverá ser feita até o dia 12 de dezembro. Cada município deverá enviar à Cedec o Formulário de Informações de Desastre (FIDE), Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e o Relatório Fotográfico da situação atual.
Estão na lista as cidades de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Em julho, o governador Teotônio Vilela Filho SDB) decretou Situação de Emergência com base no Parecer Técnico expedido pela Cedec - que trata do comprometimento dos reservatórios hídricos da região – relatando os prejuízos gerados nos setores da agricultura e pecuária, bem como, a dificuldades dos habitantes dessas localidades de arcar com os danos provocados pela seca.
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