A tarde dessa segunda-feira (11) se passava como todas as outras na Rua Xavier de Brito, no bairro do Prado. Os moradores realizavam as atividades costumeiras quando foram surpreendidos por uma sequência de estouros. Ao tentarem entender o que havia acabado de acontecer eles encontraram vários eletrodomésticos danificados, alguns chegaram a pegar fogo. Cerca de dez residências foram atingidas pelo que se acredita ter sido um curto circuito em um poste de energia. A equipe do CadaMinuto entrou em contato com a Eletrobras, que informou que todos os prejudicados devem entrar em contato com a empresa e abrir processos de ressarcimentos, com prazo para realização de vistoria sendo de dez dias. Quem perdeu quase tudo se preocupa com a demora.
A dona de casa, Vitória Coelho, revelou que há alguns dias notou uma oscilação na energia dentro de sua residência e que uma vizinha perdeu um ferro de passar em decorrência do problema. Ela estava na cozinha quando ouviu um barulho vindo de outro cômodo, seguido do susto veio a constatação de que um aparelho de som tinha parado de funcionar. Antes de conseguir entender o que aconteceu outro estouro foi ouvido e vários eletrodomésticos também apresentaram problemas.
“Quando ouvi o primeiro estouro perguntei ao meu pai o que tinha acontecido e ele falou que foi o som, ouvi outro barulho e cheguei a pensar que tinha sido o portão de ferro que tinha batido, mas olhei no quarto e vi que saia fumaça da televisão. A gente conseguiu conter a situação, poderia ter pegado fogo. A partir daí fizemos um balanço do que não estava mais funcionando, o prejuízo foi imenso”, ressaltou Vitória lembrando que alguns vizinhos relataram perdas, inclusive com equipamentos pegando fogo.
No imóvel da dona de casa deixaram de funcionar os dois televisores, dois aparelhos de som, dois ventiladores, telefone, modem, roteador, computador, todas as lâmpadas e a geladeira também apresentou problemas. Uma vizinha entrou em desespero e revelou a Vitória que as três televisões dela queimaram, uma grande preocupação para quem recebe apenas um salário mínimo e não tem como repor a perda.
Cerca de dez casas foram atingidas. Os moradores disseram que o problema foi causado após um curto circuito em um poste de energia elétrica em frente a uma peixaria, onde o gerador também deixou de funcionar. A Eletrobras enviou uma equipe para restabelecer o fornecimento na área, segundo Vitória, algumas das pessoas que foram atingidas pelo problema questionaram os funcionários sobre o procedimento a ser adotado em relação ao que foi perdido e apenas obtiveram a resposta de que deveriam esperar o contato da empresa.
A reportagem do CadaMinuto entrou em contato com a assessoria da Eletrobras que informou o procedimento certo a ser realizado.Os moradores devem procurar a empresa através de um posto de atendimento ou pelo telefone (0800 082 0196) e abrir um Processo de Ressarcimento de Danos em Equipamentos Eletrônicos. A partir da data em que o protocolo for realizado o prazo para que um técnico vá até o local para fazer uma vistoria é de dez dias.
“Esse prazo é regulamentado. Na verdade não fomos informados dos danos nas residências. É preciso verificar o que ocorreu na verdade. Como o problema atingiu vários imóveis vamos ver se podemos agilizar a vistoria dentro desses dez dias, mas é preciso que os moradores abram um protocolo na empresa detalhando o que aconteceu e o que foi perdido”, explicou a assessoria, ressaltando que a Eletrobras autoriza o conserto apenas de geladeiras danificadas, todos os outros equipamentos com problemas devem permanecer do mesmo jeito até a análise do técnico.
Os moradores disseram que não entraram em contato ainda por não saberem ao certo o que fazer e que muitos telefones foram perdidos. Ao serem informados sobre o procedimento e os prazos eles questionaram e temeram a demora.