Os setores ligados ao turismo alagoano comemoram a assinatura da ordem de serviço para as obras de climatização e ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, ocorrida semana passada. As obras serão iniciadas ainda este mês, e estão orçadas em pouco mais de 10 milhões de reais.

A instalação do sistema de ar condicionado é uma reivindicação antiga do “trade” turístico, e é considerada ponto fundamental para colocar Alagoas de vez no roteiro nacional de eventos. “A climatização do Centro Cultural é de fundamental importância para o turismo alagoano, pois vai colocar Maceió no circuito dos grandes eventos nacionais, contribuindo, desse modo, para o aumento do fluxo de visitantes”, comemora Tariana Carvalho, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau.

A opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV/AL), Afrânio Lages Filho. “É, sem dúvida, importante, pois contribuirá para a viabilização de eventos de grande porte e proporcionará ainda conforto aos expositores e ao público de um modo geral”, afirma.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho de 2014. Além da climatização, o Centro vai receber mais quatro salas para pequenos seminários e congressos. Para a secretária estadual de Turismo, Danielle Novis, a melhoria no Centro de Convenções – que é administrado pela Setur –  tem um papel estratégico para o setor em Alagoas. “Essas obras ampliam a nossa capacidade e competitividade. Não adianta inaugurarmos vinte hotéis se não tivermos uma estratégia definida para que esses hotéis mantenham a ocupação ao longo do ano, e o Centro de Convenções faz parte dessa estratégia”, afirma.

De acordo com a secretária, Alagoas não pode se dar ao luxo de perder eventos por falta de climatização de seu Centro de Convenções. Afinal, o turista de eventos deixa no Estado 245 dólares por dia, em média – 100 dólares a mais do que o turista de lazer. “Hoje o turismo de eventos corresponde a 25% do número de visitantes que Alagoas recebe. Precisamos aumentar essa conta”, afirma Novis.

Nos últimos sete anos, Alagoas ganhou cerca de 8 mil novos leitos de hotéis, e entre 2017 e 2014 serão 31 novos empreendimentos aqui no Estado. “Este ano, a ocupação média é de 70%, e para mantermos taxas assim, o turismo de eventos é fundamental. Por isso essa obra é tão significativa”, diz Glênio Cedrin, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL).