A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do Francês foi inaugurada hoje, 04, sem a presença do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB), abriu as portas da UPA sem que o Estado marcasse presença.

Como anunciou na última sexta-feira, 01, na manhã desta segunda-feira (04) os deodorenses aguardavam o governador e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Vilas Boas, para inauguração da unidade do Francês. Porém, Téo Vilela enviou um pedido ao prefeito para que adiasse para o próximo dia 15. 

Sem ter como esperar, Cristiano Matheus agiu por conta própria determinando a abertura. De acordo com o prefeito, em conversa com este jornalista, os funcionários estavam há dois meses aguardando o início das atividades para começar os atendimentos.  

“Não tenho como esperar pelo Téo. Pedi que colocasse a UPA em funcionamento para atender o povo de Marechal. Há dois meses que as pessoas estão aguardando para trabalhar. Mandei iniciar as atividades e o município está arcando com algumas despesas para que o povo tenha atendimento 24 horas”, destacou o prefeito.

Como destaquei na minha coluna no CadaMinuto Press, o importante é ressaltar que essa UPA – realmente – funcione em benefício para população. Se ocorrer como a que está em Palmeira dos Índios - que ainda aguarda o seu funcionamento há tempos - o melhor é não tentar inaugurar. Por outro lado, o prefeito de Marechal Deodoro foi mais rápido que o governo do Estado e não deixou que a UPA da sua cidade ficasse como um “elefante branco” parado.

Lá, em Palmeira dos Índios, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) está parada, com equipamentos novos 'entulhados' e sem funcionar. Penedo, por exemplo, funciona da seguinte forma: com contrapartida (tripartite) dos governos Federal, Estadual e Municipal.

Já a UPA do Francês – segundo matéria da Ascom de Marechal  - terá diversos serviços hospitalares como consultas médicas, exames de raio-x, eletrocardiograma, exames laboratoriais e podem resolver grande parte das urgências e emergências. A unidade terá atendimento de domingo a domingo, ou seja, 24 horas por dia, além de atender casos de urgência e emergência.

Que seja!

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com