A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) se reuniu com representantes da aldeia dos Kariris Xocós, que ficam instalados em Porto Real do Colégio, na região do São Francisco. No encontro, que aconteceu ontem, 07, na sede da Setur-AL, a pauta foi a articulação para a promoção e estruturação do turismo étnico indígena em Alagoas.

Os representantes da aldeia apresentaram um projeto de ativação deste segmento turístico. Os objetivos dispostos com a realização do projeto são: incentivar o turismo em Porto Real do Colégio; Incentivar o aprimoramento da infraestrutura na região; aumentar a captação de recursos oriundos do turismo; resgatar a tradição e cultura indígena; promover essa cultura; e por fim, prover a auto-sustentação dos indígenas.

Segundo Sandra Villanova, interlocutora da região pela Setur-AL, o turismo de experiência é o que mais tem atraído visitantes de todo o mundo. “Acredito que conhecer a cultura, gastronomia, artesanato, pinturas, danças e histórias dessas aldeias faz o turista e o alagoano a valorizar a identidade cultural do local”, explicou.

Já para Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL, o primeiro passo é sinalizar a existência dessa cultura em Porto Real do Colégio. “Por isso vamos realizar algumas ações de Marketing, como a produção de algumas imagens. Esse é só o começo”, afirmou.