Quando foi realizado em Santana do Ipanema, em fevereiro deste ano, o “Governo Perto de Você” levou – na época – boa parte da classe política de Alagoas. Ontem, 07, em Porto Calvo, o que se viu no segundo evento “teste” do Governo de Alagoas foi a ausência de vereadores e deputados alagoanos, inclusive, os que apoiam o governo Vilela.
O prestígio foi dos prefeitos das cidades (do eixo do norte) que ‘aportaram’ em terras de Calabar para cobrar do Estado soluções para os respectivos municípios. Além disso, apenas o senador Benedito de Lira (PP), o deputado estadual Fernando Toledo (PSDB), alguns vereadores, secretários municipais e o secretariado do atual governo compareceram ao evento.
Ressalto: nem os deputados da base governista compareceram (apenas Toledo). O que dizer então os parlamentares da oposição?
Por lá, já que Teotônio Vilela Filho (PSDB) não foi por questões de saúde, o vice-governador José Thomaz Nonô (DEM) assumiu o posto de chefe do Executivo Estadual. Entretanto, diferente do sertão alagoano, o litoral norte não atraiu demais nomes da política local.
Em Santana de Ipanema, por exemplo, estavam presentes vários deputados estaduais e federais (até oposicionistas), lideranças políticas de outras localidades e vereadores (em massa) de todo o Estado.
Nos bastidores, via fontes palacianas, o blog recebeu a informação que Téo Vilela escolheu o litoral norte – como a segunda localidade para o “Governo Perto de Você” – após pesquisas internas mostrarem grande rejeição em cidades daquela região.
Porém, a quantidade de políticos que foram prestigiar o evento do Estado não se comparou ao realizado na cidade sertaneja.
Por que será?
Mas, até sexta-feira, 11, o “Governo Perto de Você” atenderá às demandas dos gestores do norte de Alagoas.
Ausência
Quem não marcou presença foi a deputada estadual Flávia Cavalcante (PMDB). No final do mês de setembro, em Paripueira, a filha do ex-prefeito de São Luis Do Quitunde, Cícero Cavalcante (PMDB), havia proferido um discurso em defesa de toda região norte - onde mantém seu reduto eleitoral.
No discurso, a peemedebista não economizou nas palavras e teceu várias críticas ao governo de Alagoas devido ao abandono que se encontra o litoral norte do Estado.
Lembrando: Porto Calvo é a cidade sede do Governo do Estado durante toda semana.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com