Em breve as ruas da capital alagoana serão tomadas por sotaques oriundos de diversas partes do país e do mundo. Com a chegada do verão, começa também a alta temporada do turismo. Maceió, com suas praias de águas cristalinas, clima ameno e povo acolhedor é com certeza o destino certo para todos aqueles que desejam passear e se divertir. Porém, por trás de toda a alegria e descontração do turismo existe uma máquina que impulsiona a indústria hoteleira e “vende” as belezas de Maceió para o mundo.
 
Para falar um pouco sobre os investimentos no setor e as expectativas para 2014, a secretária Municipal de Turismo, Cláudia Pessoa falou sobre a nova temporada, parcerias e as novidades no setor.
 
 Quando começa a temporada de turismo?
A alta temporada começa em dezembro, janeiro e estende até o carnaval, ou seja, alta temporada acontece no período das festas de final do ano e nas férias escolares.
 
Como você avalia a situação da infraestrutura hoteleira alagoana?
A hotelaria alagoana está vivendo um ótimo momento, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL). A média geral subiu de 63% para 66%, no comparativo de agosto 2012 com 2013. O aumento mais expressivo foi apresentado na categoria ‘três estrelas’, que apresentou crescimento de 70% para 75%.
 
 Quantos visitantes são esperados para a temporada 2014?
Nossa expectativa é de 30 a 40 mil visitantes por semana no período da alta temporada.

 
O maior número de visitantes que vem para Maceió é do Brasil ou estrangeiros?
A maioria dos turistas estrangeiros que visitaram Maceió no primeiro trimestre de 2013 são oriundos da América do Sul, 71,9% do total, com destaque para o contingente da Argentina com 47,6% e do Chile com 19,7%. Os países europeus, embora com menor fluxo de turistas em relação às demais temporadas, ainda respondem por 22,8% dos turistas que visitam Maceió. Estes dados são baseados nos turistas que buscam informações nos Centros de Atendimento aos Turistas (CAT) localizados no Aeroporto, Shopping Maceió e Rodoviária
 
 Quais as áreas que receberam maior atenção por parte da Semptur para alavancar o turismo?
A função da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo é o promover o nosso destino nos principais mercados nacional e internacional. Na gestão do prefeito Rui Palmeira a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e a Semptur lançaram a primeira campanha turística integrada direcionada ao publico final. Também todo ano realizamos seminários de capacitação turística para os taxistas, jangadeiros, entre outros segmentos da cadeia produtiva do setor mostrando a importância do turismo para a economia da cidade.
 
Você disse que na atual gestão municipal houve uma campanha de divulgação de Maceió como destino turístico. Como foi essa divulgação?
Lançamos a campanha “Maceió para se apaixonar” realizada pela Semptur e Secom. É uma campanha integrada, vendendo o destino Maceió da maneira que nosso trade turístico merece e precisa, diante da extrema importância do turismo para Maceió. A campanha já foi lançada na feira da Avirrp, na cidade de Ribeirão Preto, para os agentes de viagem do interior de São Paulo. Mas como a campanha “Maceió para se apaixonar” também é dirigida para o público final foram espalhados 22 outdoors nas cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho (pólo de usinas que faz divisa com outras cidades paulistas).  Os outdoors mostravam que as belas praias e a gastronomia da capital alagoana colocando-os como motivos para se apaixonar por Maceió. Além dos outdoors, colocamos também placas na sala de desembarque do aeroporto de Ribeirão Preto.
 

A divulgação de Maceió foi realizada também em outros veículos?
A campanha também está em várias mídias, a exemplo de vídeos em canais de TV fechada o que alcança um público interessante para o segmento. Também contamos com a mídia espontânea, que são as reportagens publicadas nos cadernos e revistas especializadas de turismo. Recentemente Maceió foi destaque do Programa Embarque da Rede Brasil.
 
E para o turista estrangeiro. Que tipo de divulgação da capital alagoana foi efetuada?
Já no mercado internacional nossas ações de promoção são em conjunto com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) nas principais feiras do setor, além de receber Famtour (visita técnica) de agentes de viagens da América do Sul.


 
Qual a expectativa para a temporada 2014?
Positiva. Esperamos uma boa temporada. Maceió é o destino da moda para qualquer estação. Este ano recebemos vários famtours de agentes de viagem, o maior foi de Minas Gerais, além de conhecer nossa hotelaria (mais moderna do Nordeste) também vivenciaram a cultura, provaram da nossa gastronomia e fizeram o passeio das jangadas na praia de Pajuçara.
 
A Secretaria Municipal de Turismo atua em parceria com outros órgãos públicos? Quais?
Estas ações são realizadas em parceria com as secretarias de turismo de Maceió (Semptur) e do Estado (Setur) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) que já estão trazendo bons resultados para o destino.
 
O capital deixado pelos turistas na capital alagoana impulsionam a nossa economia?
Não temos um departamento de pesquisa na Semptur, ou seja, não temos estes números. Mas o turismo é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade, porque envolve 52 segmentos da economia. Por exemplo, o turista não vai à padaria, mas muitos hotéis compram os pães para o café da manhã. O turismo movimenta a economia da cidade.
 
Quantos empregos diretos e indiretos surgem graças ao turismo?
Para cada leito dos meios de hospedagem são gerados cinco empregos diretos e indiretos.
 
Quais projetos futuros?
Seminários de Sensibilização turística, sinalização turística de Maceió e o projeto do corredor cultural no Jaraguá
 
O que precisa melhorar?
Campanha educativa sobre o meio ambiente, em parcerias com outras secretarias. Porque a prefeitura limpa, mas o cidadão também deve fazer sua parte e não jogar lixo nas ruas.