Na Editoria de Municípios, do CadaMinuto Press, iniciamos uma série de entrevistas com os novos prefeitos ou prefeitos de primeiro mandato. Durante algumas semanas estaremos trazendo para os leitores como se encontram as cidades alagoanos nove meses depois que as novas administrações assumiram os Poderes Executivos.

Em Alagoas, após o resultado das eleições de 2012, cerca de 60% dos prefeitos foram eleitos para um primeiro mandato. Passados noves meses de gestão e, após as crises financeiras que enfrentam os municípios brasileiros, a reportagem do CadaMinuto Press foi em busca de saber como os novos prefeitos estão administrando as cidades alagoanas.

Para darmos início e obtermos respostas esta semana iniciamos a série de entrevista pelo agreste do Estado. Igaci, distantes 150 km de Maceió, tem aproximadamente 30 mil habitantes. O prefeito Oliveiro Torres Pianco, o Dr. Oliveiro (PMDB), foi eleito em outubro de 2012 para cuidar dos destinos da cidade pelos próximos quatro anos.

Dr. Oliveiro é prefeito de primeiro mandato e falou das dificuldades, crises enfrentadas, apoios políticos e, principalmente, do trabalho que tem feito desde que assumiu à Prefeitura de Igaci, em janeiro de 2013. 

1.                  Qual a avaliação que o senhor faz desses oito meses de mandato à frente da Prefeitura de Igaci?

A minha avaliação é de uma gestão equilibrada, centrada, mas cercada de muitas dificuldades financeiras. Nestes primeiros 8 meses de governo conseguimos reorganizar a administração e, graças ao empenho de nossa equipe, conseguimos avançar em todas as áreas. Reconheço que ainda há muito o que fazer, afinal, somos um município pobre, onde a população enfrenta várias dificuldades. Mas estamos lutando para poder construir uma Igaci cada vez melhor e mais justa e com seus cidadãos livres.

2.         Os municípios brasileiros passam por uma crise que tem afetado os serviços públicos para população. Como o senhor pretende enfrentar essas dificuldades e conseguir manter funcionando as áreas essenciais para o município?

Com certeza. Nos últimos dias fizemos um levantamento cruzando informações entre receita e despesas do Município, e o resultado foi preocupante. Os cálculos apontam que se a situação continuar do jeito que está iremos terminar o ano de 2013 com um déficit aproximado de R$ 700 mil. Hoje estamos trabalhando “no limite” e lutando para manter o pagamento dos servidores em dia, assim como o funcionamento de serviços básicos, mas também fortalecendo nos parcerias junto ao Governo Estadual e Federal em busca de recursos para fazermos os investimentos mínimos e extremamente necessários para atender nossa população. Há décadas que o os igacienses vinha sofrendo por conta do abandono do Poder Público municipal, mas estamos mudando essa realidade desde janeiro de 2013.

3.         O senhor é prefeito de primeiro mandato. Como tem sido administrar um município que atualmente tem mais de 30 mil habitantes e que também tem seus problemas administrativos?

Quero dizer aos munícipes igacienses que, apesar das dificuldades encontradas, a nossa administração segue focada, diuturnamente, na melhoria da qualidade de vida da população. O nosso objetivo é continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Igaci, sempre priorizando ações voltadas aos mais necessitados. Tenho certeza de que os dias de turbulência irão passar, basta que tenhamos paciência e, de mãos dadas, continuemos acreditando e amando a nossa cidade. 

Lei a entrevista completa no CadaMinuto  Press, nas bancas!

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com

Facebook: Kléverson Levy