Amanhã, dia 27 de setembro será comemorado o Dia Mundial do Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) aproveita a data para divulgar a expectativa para a temporada de verão 2013/2014 e alguns resultados do turismo no semestre. Em Alagoas, nos últimos anos, a crescente na atividade turística é notória. São 20 novos hotéis instalados, ocupação hoteleira acima da média brasileira, fluxo de passageiros - com indicadores mostrando bom desempenho-, consolidação como destino de negócios e eventos, novos voos, além da credibilidade conquistada em diversos mercados nacionais e internacionais.

São por esses bons motivos que a Setur-AL acredita que esta temporada será  a melhor dos últimos anos. Quanto à movimentação de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, chegou a contabilizar quase 1 milhão de pessoas só no primeiro semestre, número que há poucos anos era o resultado do acumulado anual. Até dezembro a expectativa é que o fluxo chegue a 2 milhões de pessoas.

Além dos passageiros que voam em operação regular, existem também os que chegam através de voos fretados. Diversas companhias aéreas já confirmaram, através de articulação da Setur-AL, que colocarão charters durante a alta temporada. São elas: CVC, Visual, TAM Viagens e Azul Viagem. Os voos serão procedentes de Cuiabá, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo. No mercado internacional, Portugal já confirmou um voo fretado para o período das festas de final de ano.

Neste ano, novos voos foram incluídos na malha aérea regular de Alagoas. A TAM colocou dois novos voos, em junho (SP e Brasília), e a A GOL passou de 6 para 9 voos diários. Já a Avianca modificou um vôo para São Paulo que operava com escala em voo direto.

Mas não é só de avião que chegam turistas. Pelo mar, a expectativa é grande. Nesta temporada de cruzeiros, a empresa Irmãos Britto já confirmou 16 navios em 20 viagens totalizando 62 mil turistas, injetando na economia cerca de 12 milhões de reais, uma média de 200 reais/dia por visitante.

Um dos fatos relevantes é a ocupação hoteleira sempre acima da média brasileira, mesmo com a chegada de 20 novos hotéis nos últimos 6 anos, um incremento de 8 mil leitos no Estado. “A oferta aumentou e a demanda está acompanhando. Acreditamos que um dos fatores que contribuem para este fato é o crescimento do turismo de eventos, que reduziu muito os efeitos da sazonalidade turística em Alagoas”, explicou Raquel Tenório, secretária adjunta de Estado do Turismo.

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (CCERC) já confirmou que sediará 60 eventos neste 2º semestre, muitos captados pelo próprio equipamento. Outros eventos, captados neste ano pelo Maceió Convention & Visitors Bureau, entidade parceira da Setur-AL, serão realizados de 2014 a 2016.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, todos esses fatos são resultado de um trabalho intenso de divulgação, promoção, captação de investimentos, captação de voos e eventos, além de boas parcerias com o trade turístico, entidades e associações do setor.

“São resultados, também, da sinergia que existe entre as pastas do setor público estadual, que tem direcionado, a exemplo da Seinfra, muitas obras de infraestrutura em atendimento à solicitação do setor”, afirmou Novis, exemplificando com a notícia da semana, que 59 km do trecho Gunga-Roteiro serão restaurados, melhorando o acesso ao Litoral Sul.