O Estado de Alagoas foi escolhido pelo Grupo Aéreo Latam e Embratur para compor a rota da Caravana Discover Brasil 2013. A ação traz operadores turísticos de países da América do Sul para conhecer os atrativos, produtos, infraestrutura e serviços do local. A Caravana tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

No domingo (25), foi realizada uma apresentação institucional sobre Alagoas. Na oportunidade, a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, deu as boas-vindas aos operadores e garantiu que não há como não se encantar por Alagoas. “É um prazer recebê-los em nosso Estado que tem inúmeras riquezas naturais. Tenho certeza que ficarão encantados e retornarão”. Novis também destacou a ampliação do relacionamento com a cadeia turística internacional e o aumento da comercialização do produto Alagoas/Brasil junto aos mercados prioritários.

A representante da Latam, Carmem Glória, ressaltou os atrativos de Alagoas. “Alagoas foi uma surpresa para nós. A nossa primeira motivação foi, sim, o sol e praia, mas vimos que aqui o turismo é muito diversificado, a exemplo do ecoturismo. Os apoios, da Setur e da Embratur foram muito importantes, pois possibilitaram experiência aos operadores latino-americanos, como a capacitação sobre o destino Alagoas e a rodada de negócios”, explicou.

Um dos operadores argentinos, Braian De Lazzer, da operadora Aeroplata, afirmou que não conhecia nenhum Estado do Nordeste brasileiro e começar com Alagoas foi muito bom. “O Estado é rico em atrativos naturais, gastronomia diversificada e muito saborosa, além de serviços de qualidade. Estou muito satisfeito com a Caravana”, garantiu.

Dentro da programação da Caravana, está uma rodada de negócios com os principais hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), no Ritz Lagoa da Anta.

A Latam já sinalizou tarifas competitivas de países como Chile, Argentina e Uruguai. Segundo o superintendente de Marketing da Setur, Paulo Kugelmas, estes países possuem tradição com Alagoas. Os operadores são da Argentina, Chile, Uruguai, Peru e Colômbia. Atualmente, Alagoas trabalha com 18 agências da Argentina, onze do Chile, dez do Uruguai, quatro do Paraguai e dois do Peru.

O Discover Brasil é uma grande oportunidade para operador estrangeiro vivenciar na totalidade as experiências que os destinos brasileiros podem oferecer. “Ao visitar o Brasil, o profissional poderá conhecer, além dos equipamentos turísticos, a diversidade gastronômica, cultura e alegria do povo brasileiro, que é o nosso diferencial”, afirma a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.