Hoje o município de Palmeira dos Índios comemora 124 anos de Emancipação Política. A data especial será comemorada também com protestos – principalmente – contra as demarcações de terras indígenas na cidade.

Administrada pelo grande escritor Graciliano Ramos, a “Princesa do Sertão” ainda mantém suas tradições e costumes de cidade do interior. Aos palmeirenses como este jornalista, os cumprimentos de melhores dias nas terras de xucurus-cariris.

O ato público realizado nesta manhã marcou a posição tomada por empresários, políticos, entidades sociais e lideranças políticas contra às intenções da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que pretende demarcar 7,1 mil hectares de áreas produtivas, penalizando 450 famílias de pequenos produtores rurais.

De acordo com email enviado ao blog pelo Movimento “Palmeira de Todos”, as entidades defendem uma saída baseada no consenso para o impasse com a FUNAI, tanto é que após o manifesto desta terça-feira formularão a carta de Palmeira, documento apontando uma série de propostas que podem nortear as partes interessadas nesse processo demarcatório.

O que comemorar?

Por outro lado, os palmeirenses – assim como este jornalista – falaram nas redes sociais o que comemorar neste 20 de agosto.

“Palmeira Dos Índios Alagoas, cidade onde grandes personalidades nasceram e outras fizeram morada. Já foste princesa um dia, hoje és apenas mais uma ex, mas que para muitos filhos seus jamais deixarás de ser majestade. Parabéns minha amada e inesquecível Palmeira Terra do Amor”, disse o empresário Evandro Cisneiros.

“Apesar da tristeza do impasse existente entre Servidores Municipais em greve e o Governo Municipal, venho homenagear e parabenizar a ti, minha querida e sofrida Palmeira dos Índios, neste 20 de Agosto, pelos seus 124 ANOS de Emancipação Política”, relatou Jorge Barros.

“Se não temos a prosperidade do passado para comemorar torçamos para que dias recheados de diálogo, propostas desenvolvimentistas, respeito mútuo entre os nossos governantes e o nosso povo sofrido venham a acontecer! Palmeira não merece os dias tristes de agora e precisa urgentemente de uma saída rumo ao progresso, e essa prosperidade naturalmente passa por geração de emprego e renda, atualização salarial, pagamentos rigorosamente realizados em datas fixas e em um intercâmbio civilizadamente constante entre povo, funcionários públicos, vereadores, secretários municipais e prefeito! Fora disso, é chafurdar na mesmice do atraso, dos rancores e da falta de boa vontade em resolver as pendências mesquinhas da atualidade”, escreveu o médico Hélio Moraes.

No mais, desejo a todos os palmeirenses que tenhamos fé para que os próximos anos de lutas e glórias sejam melhores. Que possamos ver nossa querida Palmeira dos Índios - onde nasci, cresci e hoje vejo pouco desenvolvimento – com um futuro promissor.

Parabéns Palmeira dos Índios pelo seus 124 anos!

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com