Alagoas é conhecida, atualmente, como um dos destinos mais vendidos no país pelas operadoras turísticas, tem a mais moderna rede hoteleira da região, o maior crescimento no fluxo de passageiros do Nordeste, além de ser o único a ter um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo. Diante dos resultados desta atividade econômica que, nos últimos anos, tem gerado tantos empregos, diretos e indiretos, o Governo de Alagoas faz um balanço positivo do setor turístico. Confira abaixo os principais fatos desses seis meses.

Segundo dados da Infraero cedidos à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), de janeiro a junho, 957.319 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O número representa um crescimento de 22%, comparado ao acumulado do primeiro semestre do ano anterior. A movimentação de passageiros em Alagoas foi a que mais cresceu no Nordeste, saindo à frente de João Pessoa (+ 9,7%), Fortaleza (+ 3,%), Recife (+ 2,7) e Natal (-7,8%). A expectativa é chegar aos 2 milhões de passageiros no acumulado do ano de 2013.

O fortalecimento da malha aérea regular também é uma prioridade dentro do Governo de Alagoas para o desenvolvimento do turismo local. No primeiro semestre, 5 novos vôos entraram para  a malha aérea. As companhias TAM (2 novos voos) e Gol (3 novos voos) acreditaram em Alagoas e colocaram mais  voos com  destino a São Paulo e Brasília, dois dos nossos principais mercados emissores.

Com o crescimento do fluxo de visitantes, crescem, também, a geração de emprego e renda. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2007 a 2012 o subsetor de serviços (hospedagem e alimentação) cresceu 95,8% no número de admissões.

Um dos fatos que contribuem para a geração de empregos no setor é a chegada dos novos hotéis. De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, com a oferta hoteleira em forte expansão, Alagoas desponta entre os principais destinos para investimentos no Brasil. O Estado continua recebendo novos empreendimentos hoteleiros, que prometem até 2014 aumentar consideravelmente o número de leitos. De janeiro a junho, foram inaugurados três hotéis, sendo um na capital (Expresso R1) e dois no Litoral Sul (Ponta Verde Praia do Francês e Complexo ILOA), um incremento de 1.351 leitos.

“Hoje, a rede hoteleira alagoana é considerada uma das mais modernas do Nordeste, com 20 novos hotéis inaugurados nos últimos cinco anos, representando um acréscimo de 8 mil leitos no Estado”, assegurou Novis.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), o primeiro semestre de 2013 apresentou uma média de ocupação em torno dos 70%. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 4,44%. Esse número é referente aos 32 hotéis associados.

A taxa de ocupação hoteleira, em Alagoas, vem mantendo um crescimento acima da média brasileira, mesmo com o aumento da oferta. De acordo com informações do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a média anual do país é de 66%.

A movimentação de turistas tem crescido não apenas pelo lazer, mas também pelo segmento de negócios e eventos, que vem ganhando força e atuando na diminuição dos efeitos da sazonalidade no Estado.

Em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), a Setur-AL trabalha, desde 2007, visando consolidar Alagoas como destino de eventos. No ano de 2010, com o intuito de incrementar e fortalecer as ações para este fim, firmou um convênio com a entidade para auxiliar na captação de eventos de pequenos e médios portes para Alagoas. Hoje, este o convênio é a principal fonte de recursos do MC&VB.

Segundo informações do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (CCERC), no primeiro semestre, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Centro em 35 eventos, dentre eles, congressos, encontros, mostras, seminários e pautas culturais.

O CCERC é o principal equipamento para captação de eventos para Alagoas. Em breve, será climatizado e reformado, aumentando sua competitividade em relação aos outros centros do Brasil. Receberá, também, recursos do PAC do Turismo para ampliação.

Marco Referencial – O projeto para construção do Marco Referencial (antigo Alagoas Iate Clube - Alagoinha) recebeu, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), a aprovação da licença prévia para instalação. No local, onde será um espaço de convivência e lazer para a população alagoana, será montada uma nova estrutura, em aço, no formato de velas. O projeto tem conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Dinamização do São Francisco - Além dos litorais Norte e Sul e da Grande Maceió, a Região do São Francisco também tem sido trabalhada pelo Governo de Alagoas, registrando um grade crescimento. Um dos motivos é o investimento de 3 milhões de reais em um projeto chamado de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, que envolve 12 municípios da região e atua em 4 componentes: o primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.

Em março, foi entregue o primeiro produto da ação: o Zoneamento Turístico do São Francisco. Já nos últimos meses, o grupo responsável pelo projeto vem realizando um estudo de oferta nos municípios envolvidos. Esse estudo é um levantamento dos atrativos e serviços oferecidos na região.

Planejamento – Com tanto crescimento é preciso se planejar. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) construiu, com a sociedade civil organizada, um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Alagoas.

O objetivo do Plano é descentralizar, de forma compartilhada, responsabilidades, esforços e o compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável no Estado, nas diversas esferas públicas e entidades do setor de turismo.

Através do Plano, documento com força de lei, a sociedade terá a oportunidade de contribuir, de forma participativa, com o desenvolvimento do turismo no Estado. Nele, constam programas e projetos que devem ser executados de 2013 a 2023. As ações serão monitoradas através de metas e indicadores de resultados.

Alagoas para Alagoanos – Além de divulgar Alagoas em diversas feiras do calendário turístico pelo país afora, a Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado da Gestão Pública, criou a campanha Alagoas para Alagoanos, uma forma de estimular o servidor público estadual (existem 70 mil servidores) a conhecer as belezas naturais, história, cultura, folclore e a gastronomia diversificada do Estado.

A campanha já conta com 85 adesões. São diversos empreendimentos de hospedagem, alimentação, passeios e atrativos turísticos, que oferecem descontos de 10% a 50% durante os meses considerados de baixa temporada no turismo. Os servidores também contam com descontos em pacotes turísticos disponibilizados por agências de viagens locais.