O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Alagoas foi lançado, na noite de ontem, 17, pelo governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e pela secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis. O documento garantirá ações para o setor durante os próximos 10 anos, através de um decreto governamental, que institucionaliza o documento. O evento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Durante a solenidade, a dirigente da Setur, Danielle Novis, afirmou: “Estamos há seis anos à frente da pasta do Turismo e, durante todo esse tempo, trabalhamos muito para que existisse uma política pública voltada para o setor. Hoje, entregamos um documento feito a quatro mãos, com a participação da sociedade civil organizada. É um plano de Estado que atuará até 2023, garantindo a continuidade dos programas e projetos elencados no documento para o desenvolvimento do turismo em Alagoas”, assegurou.

Ressaltou, ainda, os resultados que o setor tem alcançado nos últimos anos e que o posicionaram no cenário nacional. “Temos a rede hoteleira mais moderna do Nordeste, com 20 novos hotéis inaugurados;  um crescimento de 17% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares só no primeiro semestre de 2013 e taxa de ocupação acima da média brasileira". Disse, ainda, que Maceió é um dos destinos mais vendidos pela operadora CVC, e que o setor que gera emprego e renda, acrescentando que as ações foram construídas em consonância com a diretriz federal do Plano Nacional de Turismo (PNT), do Ministério do Turismo. 

Durante o evento,  representando o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o coordenador-geral de Qualificação dos Serviços Turísticos, Jair Galvão, parabenizou o modelo de gestão adotado por Alagoas e discorreu como o PNT 2013-2016 está sendo produzido. “O objetivo do MTur é posicionar o Brasil como uma das três maiores economias de turismo no mundo”, disse.

Na oportunidade, a secretária-adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, falou sobre as novas formas de análise da categorização turística municipal e comentou da entrega do novo Caderno de Orientações Operacionais Para a Categorização Turística - instrumento metodológico do programa estruturante de Municipalização e Regionalização do Turismo – que orienta na classificação turística dos municípios.

“O programa de Municipalização e Regionalização do Turismo apresentará a classificação dos municípios nos níveis de desenvolvimento determinados pelo Caderno de Orientações Operacionais para a Categorização Turística Municipal e Regional", esclareceu.  Disse, ainda, que neste ciclo de 2013, o caderno contempla conteúdos explicativos importantes, como o significado de emenda parlamentar e como uma governança organizada pode convergir esforços na busca de recursos necessários para execução dos planos de ação; a questão da sustentabilidade focando em aspectos de pertença cultural e de valores comunitários e, também, ajustes nos moldes de medição e apresentação de evidências de comprovação de desenvolvimento territorial. 

A secretária-adjunta recitou uma prosa de sua autoria, enaltecendo o turismo e os municípios envolvidos no processo. Depois, os municípios que participaram da categorização turística no ciclo de 2012 foram reconhecidos em 7 categorias. São elas: Oferta e Demanda Turística (Marechal Deodoro); Cadastro no Cadastur (Maragogi); Infraestrutura de Apoio (Piranhas); Marketing Institucional (Maragogi); Estudos e Pesquisas do Turismo (Penedo); Políticas públicas e Regionalização (São José da Laje); e Competitividade Turística (Maceió).

Ao se pronunciar, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, enalteceu o potencial turístico de Alagoas, destacando as belas praias, lagoas, gastronomia, artesanato, folclore e a receptividade do alagoano, e enfatizou: “Enquanto o PIB de Alagoas, este ano, tem expectativa de crescer 2%, o fluxo de passageiros,  no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares,  cresceu, somente neste primeiro semestre,  17%”, frisou. Disse, ainda, que o governo tem trabalhado intensamente na divulgação e promoção do destino,  bem como na captação de recursos e investimentos para Alagoas. “Instalamos 78 empresas de médio e grande portes durante os últimos o nosso governo”, ilustrou. 

Categorização e Municipalização Turística de Alagoas - O objetivo do programa é ampliar a capacidade de trabalhar de forma compartilhada, descentralizando poderes, esforços e responsabilidades, possibilitando otimizar os recursos públicos com foco em resultados.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, essa categorização será realizada com os municípios anualmente. “Todos os municípios podem se classificar na categorização turística, já que é por meio da ‘radiografia’ que o Estado pode verificar ambientes necessários para apoiar o desenvolvimento de cada um, priorizando as localidades com real potencial para o turismo ou de fornecedor para o destino que possui alto Índice de Atratividade”, explicou Novis.

Para o secretário de Turismo de Marechal Deodoro, Hebert Araújo, o reconhecimento por parte do órgão estadual de Turismo, quanto à diversidade da oferta turística encontrada no seu município, coloca em destaque como detentores do maior "celeiro" de recursos naturais, culturais e históricos de Alagoas. Disse, ainda que, conclamar a todos os gestores públicos, iniciativa privada e às comunidades organizadas a conservar, preservar e dotar de práticas sustentáveis, mecanismos que garantam um uso responsável de tais patrimônios, transformando-os em produtos turísticos competitivos do turismo nacional, será de fundamental importância para a consolidação do setor.

Segundo Cláudia Pessôa, secretária de Turismo de Maceió, a capital alagoana  recebe um reconhecimento pela competitividade turística, pois  aumentou sua oferta de leitos, ganhou novos restaurantes adicionando mais sabor à cidade abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres. “Maceió é uma cidade competitiva, além das belas praias, oferece ao visitante ótima infraestrutura turística, e é considerada uma cidade  para viver e empreender, destacando a gestão do prefeito Rui Palmeira e a todos que fazem o turismo e a economia de Maceió pulsar”, afirmou.

Outro município homenageado, Maragogi, segundo polo turístico de Alagoas, foi agraciado em duas categorias.  Mariana Gorenstein, secretária de Turismo municipal, destacou a importância do  trabalho de fiscalização e cadastro do Cadastur e afirmou que o cadastramento  dos empreendimentos hoteleiros do município é levado em conta quando se tenta conseguir recursos federais. "O reconhecimento do nosso trabalho é satisfatório e rende bons resultados para o desenvolvimento do turismo nos âmbitos, local, regional e estadual”, disse.

Já o secretário de Turismo de São José da Laje, Gustavo Balbino, afirmou que com o título de destaque na categoria de Políticas Públicas, a prefeitura fortalecerá o discurso com a cadeia produtiva e fomentará ainda mais as ações do setor.

Além dos municípios, as entidades e associações que fizeram parte da construção do documento e participaram durante o processo da mobilização nos municípios, também receberam um reconhecimento e foram homenageadas. Foram elas: Associação dos Empreendedores do Turismo do Litoral Sul (AssertSul); Associação dos Empresários da Barra da São Miguel (Aembar); Associação dos Empreendedores dos Segmentos Turísticos da Região dos Quilombos (Aseturq); Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahamaja), hoje atuando como Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau; Associação de Empreendedores de Japaratinga em Turismo(Aejatur); Agência de Fomento do Turismo de Paripueira e Barra de Santo Antônio (Afotur); Associação das Empresas de Turismo do Baixo São Francisco e Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Sentaram à mesa de cerimonia no evento: a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, secretária-adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, Marcelo Palmeira, vice-prefeito, Luiz Eustáquio Toledo do Tribunal de Contas, Jair Galvão representante do Ministério do Turismo, Marcos Vieira, superintendente do Sebrae-AL e Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar e representante da AMA.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Alagoas foi publicado nesta manhã, 18, junto ao decreto que o institucionaliza, no Diário Oficial do Estado.