Na manhã desta quarta, 17/7, representantes de hotéis associados à ABIH-AL estiveram reunidos para conhecer mais detalhes do novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, e tirar suas dúvidas com o Coordenador Geral de Qualificação de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão. Todos os meios de hospedagem brasileiros devem passar a usar o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) desde o dia 1° de julho e tem 60 dias para se adequar.

De acordo com o coordenador do MTur, Jair Galvão, o objetivo é informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, facilitando o envio das informações ao Ministério do Turismo e permitindo, assim, que o Governo Federal potencialize as informações. “Com os dados, o Governo pretende elaborar um perfil mais completo dos hóspedes, identificando as características do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região. Futuramente, o banco de dados vai ajudar a melhorar a elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico”, explica.

O novo sistema, que substitui o preenchimento de fichas de papel na hora do check in, vale para todos os tipos de meios de hospedagem do Brasil. O novo SNRHos é todo informatizado, alimentado pelos recepcionistas dos hotéis, e as informações seguem diretamente para o banco de dados do Ministério, que compila as informações e passo para as secretaria estaduais de turismo.

Para a diretora executiva da ABIH-AL, Tereza Bandeira, “a adesão dos meios de hospedagem é muito importante porque vai possibilitar criar um banco de dados mais seguro e completo. Teremos mais agilidade nas informações e estatísticas mais seguras para avaliar o desempenho do destino”.

A utilização do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes já está valendo desde o dia primeiro de novembro de 2012 para as cidades-sede da Copa das Confederações e desde o dia primeiro de março de 2013 para as demais cidades-sede da Copa do Mundo. Agora, passa a ser obrigatória para os demais municípios do país.
As novas regras seguem as exigências da Lei 11.771/2008 e do Decreto 7.381/2010. Dúvidas sobre a legislação e outras informações podem ser esclarecidas no site www.hospedagem.turismo.gov.br ou pela central de atendimento no telefone 0800 606 8484.