O antigo Alagoinha, local conhecido por movimentar durante muitos anos a noite na capital, Maceió, dará lugar ao ‘Marco Referencial’. Orçada em 18 milhões de reais,a obra promete ser um ícone no turismo do Estado de Alagoas.

No espaço, será montada uma nova estrutura, em aço, no formato deum barco com velas, projeto luminotécnico e já é considerado um dos mais verdes do Nordeste, com conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O ambiente contará, também, com um elevador de 30 a 40 metros, que permitirá uma visão quase completa da orla, além de um museu de fotografias e esculturas, aquário e espaço para apresentações artísticas locais.

Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a priorização do projeto como uma ação de Governo é um reconhecimento do trabalho do setor. “O Marco Referencial de Maceió será um símbolo de representação para o turismo em Alagoas. Costumo dizer que o projeto é uma obra de arte e trará não só para o turista que nos visita, mas também, para a população, um local de visitação com atrações e atividades”, ressalta Novis, acrescentando que o local, que sempre foi de domínio privado, será público. “Mesmo com o projeto praticamente finalizado, ainda existem estágios a serem cumpridos”, explica Novis.

Segundo o superintendente de Investimentos da Setur-AL, Marcos Pradines, “Essa obra, cujo órgão catalisador é a Setur, influencia diretamente no setor turístico e consistirá em um marco não só para Maceió, mas para todo o Estado,garante.

No dia 27 de maio, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinou, a autorização para que fosse feita a licitação da obra do Marco Referencial de Maceió.

Na ocasião, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e a secretária Danielle Novis, garantiram à população que a obra será um divisor de águas no turismo local.

Já o senador Benedito de Lira, responsável pela emenda parlamentar que garantiu o recurso do projeto, assegurou que Alagoas precisa de um equipamento que represente o destino.

“Onde está situado o Alagoinha, será erguida uma das obras mais bonitas do Estado e vai servir para a população também. Um espaço para disseminar a cultura, história e gastronomia local”, afirmou Lira.

O projeto está inserido dentro do programa de governo, Alagoas Tem Pressa, e é prioridade dentre as ações de desenvolvimento para o Estado. No momento, a concepção da obra está em fase conclusiva dos estudos ambientais.

A obra é de execução da Secretaria de Estado da Infraestrutura.