Que o turismo é uma atividade econômica que gera empregos a custos baixos, muitos sabem. Mas um dado que chama a atenção é que de 2007 a 2012, o subsetor de serviços, no qual estão inseridas as atividades da cadeia produtiva do Turismo, cresceu 95,8% no número de admissões. Essa informação é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao longo dos últimos 12 meses, foram contratadas cerca de 16 mil pessoas para trabalhar na cadeia produtiva do Turismo. Só no primeiro semestre de 2013, o setor já admitiu mais de 7 mil empregados. “Para entender como o número é expressivo, reforço que em 2003, o número total de admissões foi de pouco mais de 5 mil pessoas”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis.

São novos hotéis e restaurantes, entre outros estabelecimentos que, com o crescimento da demanda, estão empregando, cada vez mais, e assim, melhorando a qualidade de vida de população local.

A atividade turística é conhecida por gerar muitos empregos diretos, indiretos e movimentar a economia em Alagoas. O segmento tem crescido e recrutado muita mão de obra para executar os serviços da área. 

Recepcionistas, taxistas, artesãos, garçons, camareiras são serviços beneficiados com o desenvolvimento do setor. Durante a alta temporada, hotéis, agências e restaurantes aumentam seus quadros de funcionários, contribuindo para a estatística.

De acordo com Danielle Novis, a capacitação é o maior desafio nesse momento. “Além da grande demanda do turismo, com o crescimento da procura por nossos produtos e serviços, o Brasil receberá dois grandes eventos: a Copa 2014 e as Olimpíadas em 2016, e Alagoas precisa estar preparado e com profissionais bem capacitados”, afirma.