Após a filiação do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, no Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), a ‘animação’ dos dirigentes do partido para a eleição de 2014 é uma empolgação recheada de votos. O blog teve uma conversa – rápida – com um de seus membros ( que vou manter em off) onde fazia uma análise para o pleito do próximo.

Nas contas do PRTB, o novo presidente da legenda em Alagoas é a bola da vez para 2014. Almeida, que será mesmo candidato a deputado federal, deverá ter – segundo análise dos velhos/antigos filiados – uma votação expressiva na capital alagoana. A margem – de acordo com o PRTB alagoano – é que o ex-prefeito tenha uma média acima dos 100 mil (ou mais) votos apenas em Maceió.  

Carregando oito anos de mandatos como prefeito, Cícero Almeida – bom ou ruim – realizou um trabalho em dois mandatos (2005-2012) garantido um percentual de votos que será uma resposta dada pelos maceioenses. Em média, segundo os especialistas políticos, um ex-prefeito (de qualquer cidade) tem cerca de 30% ou mais do eleitorado no município.

Almeida, apesar de não ter sido um político com uma identidade partidária (passou pelo PDT, PP, PSL...), sempre obteve nas urnas votações surpreendentes que resultaram em quatro mandatos. Vejamos: quando foi candidato a vereador - em 2000 (7.627 votos), deputado estadual - em 2002 (27.866) e duas vezes prefeito de Maceió – em 2004 (143.874 votos)  e 2008 (319.831 votos).

Portanto, com os resultados das eleições anteriores, os novos “Almeidistas” do PRTB veem o próximo pleito como promissor para o mais novo presidente do partido. No entanto, claro, na certeza de que uma das cadeiras na Câmara Federal ( 8 ou 9) deverá ser do ex-prefeito Cícero Almeida, agora no PRTB.

Será?

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com