Prefeitos que fazem parte do Consórcio  Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) estiveram reunidos nesta terça-feira (09) com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, do Ministério da Saúde (MS). Na oportunidade, Magalhães garantiu que o MS, por meio de um Termo de Cooperação, vai apoiar o primeiro Consórcio de Alagoas – o Conisul.

No mês anterior, numa reunião com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jorge Villas Boas, o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Március Beltrão, havia solicitado parceria da Sesau para criação de um Plano Operativo de Trabalho para o Consórcio. Em resposta, Villas Boas se comprometeu em marcar uma audiência no Ministério na tentativa de atrair recursos para o funcionamento do consórcio.

Já em Brasília, Helvécio Magalhães destacou ser importante a criação que terá como ganho o fortalecimento das regiões.

“Existem poucas iniciativas deste tipo, principalmente no Nordeste. Nós vamos apoiar institucionalmente, identificando questões prioritárias, e posteriormente, por meio de financiamento. Até agosto, vamos estabelecer um roteiro e firmar um Termo de Cooperação”, ressaltou o secretário.

Estavam presentes, além do secretário Jorge Villas Bôas, o senador Benedito de Lira (PP); representando o senador Fernando Collor (PTB), o suplente Euclides Mello (PRB); o deputado federal, Renan Filho (PMDB); o superintendente do Conisul, Pedro Madeiro; o presidente do consórcio e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT); e os prefeitos Sérgio Reis (PP), de Porto Real do Colégio; Augusto Souza (PDT), de Igreja Nova; Maykon Beltrão (PMDB), de Feliz Deserto, além do vice-prefeito de Igreja Nova, Manoel Mateus.

“Essa foi a nossa primeira reunião com o representante do Ministério da Saúde e, prontamente, Helvécio se comprometeu em contribuir com o plano de trabalho e disponibilizar recursos que vão beneficiar as cidades da região Sul de Alagoas. Ele garantiu que o aporte de recursos vai ser destinado para a compra de equipamentos e custeio. Também ficou decidido que tudo vai funcionar de forma participativa entre Estado e o governo Federal”, explicou o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Március Beltrão.

O Conisul – Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás e Teotônio Vilela - atenderá mais de 300 mil habitantes com benefícios para todos os munícipes. 

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com

                                                                                                    Com informações das Assessorias