As chuvas que caíram em Alagoas no início desta semana preocupa vários prefeitos alagoanos. Quem viveu a tragédia ocorrida nas cidades alagoanas em 2010, por conta das enchentes que destruíram muitos municípios, não quer mais passar pela mesma situação.

Numa atitude louvável e de reconhecimento, o prefeito de São José da Laje, Bruno Rodrigo Valença (PMDB), foi às ruas da cidade conversar com moradores, orientar e ajudar a população que ainda guarda trauma das enchentes de 2010.

No facebook, o prefeito avisou que seu município está em alerta geral pela quantidade de chuvas e a subida do nível das águas do Rio Canhoto. Bruno Rodrigo deixou o gabinete e saiu pelas ruas acompanhado de representantes da Defesa Civil, Câmara de Vereadores e do seu secretariado.

Por causa do temporal que cai na região e como uma resposta segura para os municípes, o gestor deixou claro que está tomando providências para evitar que novos desastres aconteçam.

“Estamos trabalhando para prevenir qualquer acidente. Estive pessoalmente nos locais de riscos conversando com famílias das casas e conscientizando para eles desocuparem às residências. Muitos não queriam sair, mas depois que garanti que todos bens seriam preservados e removidos com segurança, as famílias aceitaram ir para casas novas e livre de riscos”, escreveu Bruno.

Em 2010, as chuvas - na região da Zona da Mata de Alagoas - fizeram o Rio Canhoto transbordar e deixaram rastros de destruição em várias ruas da Laje. O bairro da Passagem de Maceió, que teve várias casas destruídas, fez o maior número de vitimas. A cidade também ficou sem energia elétrica e com o abastecimento de água comprometido, além dos serviços de telefonia – fixo e móvel - sem funcionarem.

Para evitar todos esses transtornos ocorridos em 2010, o prefeito Bruno Rodrigo juntou sua equipe e antecipou o “alerta” para que famílias não entrassem em pânico.

“Aviso a todas as pessoas que moram em zonas riscos que arrumem suas coisas e se organizem para que caminhão da Prefeitura, junto com os homens do Exército Brasileiro, façam sua mudança para um lugar seguro e livre de qualquer risco de vida. Não entrem em pânico, não existe risco de tromba d água, a Defesa Civil de Pernambuco e Alagoas advertem pelo risco acerca do volume de águas da chuva nos rios e risco de transbordar”, recomendou o prefeito.

Por fim, o gestor reforçou  que estrará em outras áreas de riscos acompanhando os trabalhos da Defesa Civil.

“Estaremos verificando junto com Defesa Civi do município outras zonas de riscos e prontos para qualquer ação.  O bairro Passagem de Maceió está desocupado, não teve nenhuma vítima e todas as famílias estão em um lar seguro. Vou dormir em paz com sensação de dever cumprido. Muito bom! Obrigado senhor por mais uma vitória”, agradeceu Bruno Rodrigo.

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com