A mais nova cooperativa de Alagoas filiada a OCB-AL - Cooperativa de Trabalho de Costureiras Santo Antônio (Coopreiras), conta com 21 associadas. Todas costureiras e moradoras do Município de São Luís do Quitunde, distante 52 km da capital Maceió.
A ideia surgiu da necessidade da Usina Açucareira Santo Antônio em confeccionar o fardamento dos funcionários. Como a maioria das esposas dos trabalhadores sabem costurar, resolveram criar uma cooperativa. “Agora com a Coopreira, nossa meta é aumentar a renda da família e gerar emprego para a região. Daqui pra frente, queremos muitas encomendas, esse é o nosso sonho”. Destacou a presidente da Cooperativa, Maria de Lourdes Silva.
O primeiro cliente da Coopreiras é a própria Usina Santo Antônio, que hoje tem em média 10 mil trabalhadores. Já foram encomendados 6.000 mil fardamentos para entregar em agosto deste ano. “O maior interesse em ter a cooperativa confeccionando os uniformes da usina, é justamente por ser da comunidade e elas serem esposas dos nossos funcionários”. Afirmou Roxana Almeida, analista de recursos humanos da Usina Santo Antônio.
Para atender a demanda, a Cooperativa que tinha apenas 4 máquinas de costura, recebeu por meio de uma cessão de uso em comodato, 6 novas máquinas do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas- SINDVEST/AL, Francisco Acioli, que reconheceu a importância da atividade econômica ( produção e comercialização de vestuário) para a região.
De acordo com Adelmo Martins, consultor da OCB/SESCOOP-AL, com esta infraestrutura montada e somando o trabalho de monitoramento realizado pelo sistema, a cooperativa só tem a crescer. “Agora a Coopreiras pode trilhar um caminho mais seguro, e com o trabalho de monitoramento prospectar novos clientes e a sustentabilidade do negocio”. Afirmou Adelmo
Em comemoração ao mês do Cooperativismo, No dia 7 de julho, a cidade de São Luis do Quitunde recebe o projeto “Cooperativismo Alagoano em Ação”. Vários serviços serão oferecidos para a comunidade pela Cooperativa dee Costureiras Santo Antônio (COOPREIRAS). Emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, cortes de cabelo, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, atendimento ortodôntico e brincadeiras para as crianças, estão entre as atividades a serem realizadas no dia 7.