Ainda tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira dos Índios o Projeto de Lei (PL) nº 009, de 20 de junho de 2013, enviado pelo prefeito do município, James Ribeiro (PSDB), que institui o Programa “Auxílio-Transporte” para estudantes universitários. A aprovação - segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura - está prevista para acontecer ainda este mês.
De acordo com o PL, cerca de 150 estudantes universitários – em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de ajuda para garantir o acesso e sua permanência na universidade – serão beneficiados com o “bolsa-auxílio” (no valor de R$ 120) para ser utilizado como ajuda de custo para pagar o transporte que conduz os alunos até o local de ensino.
Sendo estimado como um ‘Projeto Social’, o objetivo do “bolsa-auxílio” é assegurar aos universitários (mais necessitados) igualdade de oportunidade no exercício das atividades - em sala de aula - com a promoção do acesso, permanência e conclusão do ensino superior.
Segundo o prefeito, a aprovação do projeto permite que os estudantes – de famílias mais carentes – tenham acesso aos estudos. Para Ribeiro, a Educação tem que ser uma das prioridades em seu governo.
“Nossa meta é oferecer o acesso à escola, fortalecer a inclusão social, evitar a evasão escolar e promover ainda mais a educação dos jovens palmeirenses. Esse compromisso que temos firmado com Palmeira dos Índios aos poucos vem sendo cumprido com o olhar voltado para Educação, tendo também como referência a melhor merenda do Estado. Através de obras e ações fomos aprovados pelo selo Unicef”, ressaltou James Ribeiro.
Beneficiários
O programa prevê que, para ter acesso ao auxílio-transporte universitário, o aluno deve apresentar uma documentação que comprove a situação da renda familiar. Outro requesito é de que o jovem esteja regularmente matriculado em uma instituição de nível superior e que tenha uma frequência mínima de 75% nas aulas.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com
Com informações da Ascom de Palmeira