A Coordenação Regional de Serviços Turísticos (Cadastur), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério do Turismo (MTur) quanto ao número de renovações e cadastros realizados com prestadores de serviços turísticos, em Alagoas. A meta é referente ao primeiro semestre do ano.

O Mtur determina como objetivo que sejam feitos 90 cadastros e 130 renovações, o Cadastur/AL atingiu 146 cadastros e 137 renovações. Para Danielle Novis, secretária de Esatdo do Turismo, esse é o resultado do trabalho feito corpo a corpo nas regiões pela Coordenação. “Estamos contentes”, assegurou.

Já Rosário Passos, coordenadora Regional de Serviços Turísticos pela Setur-AL, explica como funciona o trabalho do setor. Durante esse ano foram realizadas diversas ações para realização de fiscalização, orientação, renovações  e cadastros.

“Algumas regiões, por demanda e procura, recebem ações pontuais, como a região dos Quilombos e a dos Caminhos do São Francisco, em fevereiro. No município de União dos Palmares, o Cadastur apresentou uma palestra sobre o funcionamento do sistema nacional do MTur, explicando quem deve ser cadastrado e também quem pode estar no MTur, mesmo sem a obrigatoriedade exigida. Já em Piranhas, a ação foi focada no cadastramento de novos guias de turismo, uma ação com resultado expressivo. Foram cadastrados 25 guias”, vibrou Rosário.

O Cadastur abrange sete campos do turismo: meios de hospedagem, transportadoras (turísticas), agências, organizadoras de eventos (congressos, feiras ou congêneres e prestadores de serviços especializados), parques temáticos e guias.

Como se cadastrar

A regularização é gratuita. A empresa ou profissional podem efetuar um pré-cadastro pelo site do Ministério do Turismo:www.cadastur.turismo.gov.br. De posse do formulário e documentação exigida (original e xerox) devem se dirigir à Coordenação Regional de Serviços Turísticos/SETUR-AL, para a homologação do cadastro e liberação do certificado. O site da SETUR/AL, www.turismo.al.gov.br, traz mais informações e orientações.

Além da obrigatoriedade, existem vantagens e oportunidades para quem se cadastrar, como: visibilidade, fazer parte do banco de dados no Site Cadastur /MTur, tornar-se fonte de consulta para turistas que buscam serviços turísticos de qualidade - além de acesso à linha de crédito, participação em eventos e programas de qualificação realizados pelo MTur e pela Embratur.

As atividades do Cadastur – que estão inseridas como marcos críticos do programa de governo “Alagoas Tem Pressa”, nas ações estruturantes para o desenvolvimento do turismo e fomento da atividade no Estado - continuam durante os próximos meses.