Seis meses no comando do município de Penedo, Március Beltrão (PDT), anunciou – em coletiva à imprensa – que vai pagar os salários atrasados deixados pelas gestões do ex-prefeito e atual deputado federal, Alexandre Toledo (PSB?), e do também ex-prefeito da cidade, Israel Saldanha (DEM).
Március Beltrão e Ronaldo Lopes (PMDB) – o vice-prefeito - herdaram da administração Toledo/Saldanha três folhas salariais que não foram pagas - referentes aos meses de novembro, dezembro e parte do décimo terceiro de 2012. O gestor se comprometeu ainda na próxima semana iniciar a quitação dos débitos.
“Todo o início de gestão é complicado. Porém, não sabíamos que iríamos herdar tantos problemas e este dos servidores, foi um dos principais. Até assumir a prefeitura e tomar ciência de tudo, desconhecíamos a real situação do município. Sabíamos dos salários atrasados, não de tantos débitos. Apesar de tudo, estamos trabalhando incansavelmente para colocar as contas da prefeitura em dia”, respondeu Beltrão.
Para quem não lembra, em janeiro deste ano, Március Beltrão – numa medida enérgica para reduzir os gastos - decidiu 'sacrificar' os salários de todos que faziam parte do primeiro escalão para ter condições financeiras de pagar o servidor público municipal. O motivo: débitos deixados pela gestão passada e o confisco do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ficaram sem receber salários o próprio prefeito, vice-prefeito e todos os secretários – totalizando onze gestores de pastas do primeiro escalão da Prefeitura - além do diretor presidente do Serviço Autônimo de Água e Esgoto (SAAE).
Depois de seis meses- como mais uma medida rápida para amenizar os problemas que foram deixados pelos ex-gestores - Beltrão decide quitar as três folhas salariais (em atraso) dos meses de novembro, dezembro e parte do décimo terceiro.
A administração de Toledo/Saldanha havia deixado os salários dos profissionais de nível superior da Saúde. A atual gestão – Beltrão/Lopes – vem quitando todos os débitos com várias categorias de servidores municipais.
Como me disse um dia um prefeito: “Está cada dia mais difícil administrar um município. Ser prefeito é saber lidar com muitos problemas de gestão que acontecem diariamente numa Prefeitura. É ter vontade de trabalhar pelo seu povo”, disse o gestor.
Boa Sorte!
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com
Com informações da Assessoria