Nesta quinta-feira (20), o distrito do Pé Leve, pertencente ao município de Limoeiro de Anadia, viveu uma noite de festa, que teve como ponto alto a tradicional Carroceata, um desfile de carroças enfeitadas por estudantes da própria comunidade. Durante a programação também houve apresentações de quadrilhas juninas, concurso de barracas, eleição da rainha do milho e, é claro, muito forró-no-pé.
 
Sob a coordenação da diretora Sara Maria, os alunos da Escola Municipal Benício Ferreira capricharam na decoração das carroças que, este ano, teve como tema a sustentabilidade. Ao todo foram 16 criativas carroças que desfilaram sob os atentos olhares do público, que aplaudia a cada apresentação.
 
Cada equipe participante, além de enfeitar a carroça, realizou uma apresentação artística, com muita dança, coreografias e encenações teatrais. Tudo foi acompanhado atentamente por uma equipe de jurados que avaliou pontos importantes como originalidade do tema, ornamentação, organização, coreografia e criatividade.
 
O desfile acontece há cerca de 20 anos, mas só entrou definitivamente no calendário cultural do município no ano de 2009, graças a um esforço conjunto entre a atual gestão e a comunidade. "Sempre participo da Carroceata. Hoje é o dia mais esperado do ano, pois tenho a oportunidade de mostrar ao público toda a nossa criatividade. É muito gratificante ver as pessoas aplaudindo um trabalho que, muitas vezes, levou meses para ser concluído", disse a aluna Cristina Silva.
 
Este ano, a equipe vencedora da Carroceata foi o 9º ano A, que entrou no corredor com uma grande locomotiva, cheia de luzes e efeitos especiais, que fez uma homenagem ao tradicional Trem do Forró Nordestino. A equipe vencedora recebeu das mãos do prefeito Marlan Ferreira um cheque no valor de R$ 600. Segundo e terceiro lugares também receberam premiação em dinheiro.
 
Outro atrativo foi o concurso de barracas, que contou com a participação de mais de 1.200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Domingues. Ao todo foram 27 equipes, com uma média de 50 membros, inspiradas no tema “Cantores Nordestinos”. O objetivo foi incentivar entre os alunos o interesse pela cultura regional, através da valorização e divulgação do trabalho dos artistas da região Nordeste. As barracas foram avaliadas pelo corpo de jurados e também premiadas com quantias em dinheiro.
 
O prefeito Marlan Ferreira, em companhia do vice-prefeito João Bispo, da primeira-dama Eloísa Ferro, vereadores e secretários municipais, visitou cada uma das barracas, onde foi recebido de forma calorosa pelos estudantes. O senador Fernando Collor de Melo não pôde estar presente, mas enviou um de seus assessores parlamentares ao evento.
 
Quem também encantou o público foram as apresentações das quadrilhas juninas, com destaque especial para o grupo formado pelas crianças da Creche Municipal Chapeuzinho Vermelho, que encantaram o público com o carisma e a inocência infantil.
 
A estudante Maria Eduarda Nascimento, do 9º ano B da Escola Benício Ferreira, foi eleita a Rainha do Milho deste ano, esbanjando simpatia e beleza.
 
Pra finalizar a noite com chave de ouro, show musical com o cantor Júnior Mendes e a banda Máquina do Tempo.