Mais 451 famílias atingidas pelas enchentes dos rios Paraíba e Mundaú receberam novas casas na manhã desta quinta-feira (20). O Governo do Estado, por meio do Programa da Reconstrução, entregou unidades habitacionais em Cajueiro e Rio Largo. O vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, entregou as chaves da casa de Maria Angela Vicente, no conjunto Antônio Palmery Soriano Melo II, ao lado da prefeita Lucila Toledo, em Cajueiro.
“A água invadiu minha casa, eu estava gestante e com um filho pequeno. Saímos numa carroça com o pouco que sobrou. No começo morei com parentes e depois de aluguel. Eu tinha fé que este dia ia chegar e estou muito feliz com o meu novo lar”, disse emocionada.
Na oportunidade, o vice-governador destacou que as casas entregues são completas de infraestrutura. “Hoje são lágrimas de alegria, de uma gente que vai viver com muito mais qualidade de vida, em casas que se tornaram lares felizes. Esta é a terceira vez que venho a Cajueiro realizar entregas da Reconstrução e, hoje, finalizamos esta tarefa no município, com a entrega deste conjunto com 187 casas. São dois conjuntos habitacionais completos, com casas decentes, água, luz e saneamento”, declarou o vice-governador Nonô, lembrando que outras 177 unidades habitacionais já foram entregues no conjunto Antônio Palmery Soriano Melo I.
Nonô também falou sobre a satisfação em coordenar o Programa da Reconstrução. “Ruim é chorar de tristeza e, hoje, ao entregarmos estas chaves, percebemos o quanto estas famílias estão emocionadas. Este é o maior pagamento do nosso trabalho: sorrisos e lágrimas de gratidão. O governador Teotonio Vilela foi o único que se preocupou em reconstruir o Estado, para mim é uma honra coordenar este processo vitorioso”, declarou Thomaz Nonô.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Fireman, destacou o trabalho em conjunto entre os governos estadual e federal. “Hoje um sonho é realizado e a esperança renovada com a entrega deste novo lar, fruto de uma parceria, um trabalho mútuo do Governo do Estado e Governo Federal”, falou.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hérbert Buenos Aires, ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “É sempre uma emoção entregar casas. As enchentes deixaram um vazio nessas famílias, levando parte das suas identidades. Nós, juntamente com o Governo do Estado, por meio da coordenação deste processo, não medimos esforços para vivermos este momento de felicidade”, disse o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hérbert Buenos Aires.
O deputado federal Alexandre Toledo lembrou que Alagoas é o Estado que mais avançou no processo da reconstrução. O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo, também destacou o trabalho da coordenação do Programa da Reconstrução. “Nenhum outro Governo foi tão presente e atuante como esta gestão, que trabalha para reconstruir Alagoas com dignidade e respeito”, declarou o deputado Fernando Toledo.
Em Rio Largo, o Governo do Estado entregou as últimas 264 casas do conjunto Francisco Tavares Granja, totalizando as 502 unidades habitacionais. “As vítimas perderam muito mais que suas casas, perderam o sentido de um lar, e hoje o sonho que tanto esperavam está sendo realizado. Estas famílias estão recebendo uma casa gratuita, que deve ser zelada para que tenham uma moradia feliz”, afirmou a prefeita Maria Eliza.
Para a nova moradora do residencial, Divonete da Conceição, hoje foi um dia de muita alegria. “Sempre que chovia forte entrava água na minha casa, mas perdê-la foi a maior tristeza da minha vida. Receber esta nova moradia é uma grande vitória”, desabafou.









