Desde a semana passada já se falava na primeira manifestação já realizada em Penedo. Usaram as redes sociais, criaram uma comunidade de debates com o nome - O Brasil Acordou! Penedo Acordou -, essa que chegou a contar com mais de dois mil participantes. Mas, parece que não surtiu efeito.

Com concentração marcada para as 16hrs, no Trevo do Bom Jesus, cerca de 200 manifestantes se reuniram para protestar contra a corrupção e pela melhoria nos serviços públicos, com as mais variadas frases pintadas em cartazes e faixas, além dos rostos pintados nas cores, azul e amarelo. Ainda na concentração, aconteceu um rápido desentendimento entre eles, duas faixas continham o nome do deputado federal Alexandre Toledo e do governador Teotonio Vilela. Os organizadores pediram para que as faixas fossem guardadas.

O que segundo o estudante da rede pública de ensino, foi um consenso entre os participantes. “Nós queremos lutar pelos nossos direitos, não estamos aqui defendendo interesse de ninguém, nem muito menos querendo apontar qual o gestor é o culpado. O nosso protesto é para alertar os políticos nas três esferas governamentais. Queremos ter segurança, mais qualidade na saúde, uma educação digna. Todos são culpados, não precisamos citar nomes. O nosso protesto é pacifico, apartidário”, afirmou João Carlos.

Ainda na concentração, os manifestantes deram um abraço simbólico no protetor dos beiradeiros - Bom Jesus dos Navegantes -, e cantaram o Hino Nacional, em seguida, percorrem às principais ruas de Penedo. Nem a chuva que caiu durante alguns minutos, afugentou o grupo. Eles passaram pelas avenidas Cândido Toledo, Wanderley, Getúlio Vargas, até chegar à Praça Barão de Penedo, onde fica a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Para mais uma vez, de mãos dadas e forma pacífica, cantarem o Hino Nacional.

A primeira manifestação já realizada em Penedo foi tranquila e acabou por volta das 19hrs, na Praça 12 de Abril, na Orla do São Francisco. Durante todo o percurso, os manifestantes foram acompanhados por duas viaturas da Polícia Militar.