A prefeita de Rio Largo, Doutora Eliza, assumiu o comando do Executivo municipal há 5 meses. Esse primeiro momento da nova administração foi de organização da “casa”. “Nós encontramos uma cidade suja, com suas ruas esburacadas. Além disso, a Prefeitura estava excedendo o limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”. Carência de medicamentos nos postos de saúde e algumas escolas municipais fechadas completavam o quadro caótico vivido pelo município. “De imediato, realizamos algumas compras e licitações emergenciais, como as de merenda escolar e medicamentos, para resolver o mais rápido possível os problemas que nossa população estava enfrentando. Também realizamos mutirões de limpeza urbana por toda a cidade. Nosso objetivo é fazer de Rio Largo uma cidade melhor para todos”, declarou Doutora Eliza.
Com a cidade voltando a se organizar a prefeita já traça novos projetos buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Iremos dar início ao projeto de reforma das praças de nossa cidade. Estamos aproveitando a abertura de programas do Governo Federal para construirmos novas escolas, creches e postos de saúde”, planeja a prefeita. Doutora Eliza também informou que irá acionar o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (CIGIP), para dar um “banho de luz” na cidade. “Rio Largo estava muito escura, vamos trabalhar para melhorar a iluminação pública. É a nossa contrapartida no combate à criminalidade. Cidade iluminada é cidade mais segura”.
A transparência das contas públicas também será uma das marcas dessa nova administração. No último dia 10 de junho, a prefeita participou do lançamento do Portal da Transparência dos Municípios, evento ocorrido na sede do Tribunal de Contas do Estado. “É um compromisso da nossa gestão. Hoje nós já estamos utilizando os pregões eletrônicos do Banco do Brasil. Mais do que uma obrigação, é um dever do gestor expor as contas da Prefeitura”. Visando ainda tornar a administração mais dinâmica, será feito um grande investimento na capacitação dos agentes públicos.
Reconstrução
Vítima de uma das maiores catástrofes naturais ocorridas em Alagoas, Rio Largo ainda se recupera dos graves danos causados pelas enchentes de 2010. Num trabalho feito em parceria com o governo do Estado, diversas casas já foram entregues. “Recentemente foram entregues 273 casas no Conjunto Bosque dos Palmares. Além disso, a população ganhou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Diógenes Jucá e João Ferreira. Dentro de 2 anos, dois novos conjuntos, com um total de 7 mil casas, deverão ser entregues. Essas residências irão atender tanto a população de Rio Largo, quanto a população de Maceió, por conta disso, já fizemos contato com o governador para que no primeiro ano o Estado arque com as despesas de educação, saúde, limpeza pública e iluminação. Acreditamos que com essas ações o déficit habitacional em nossa cidade deverá chegar próximo a zero”, declarou a prefeita.