Uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, assaltos e porte ilegal de arma foi desarticulada, na segunda-feira (10), durante uma operação conjunta envolvendo policiais militares do 1º Batalhão em Maceió e do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), da 1ª Cia Independente, em São Miguel dos Campos.
O trabalho de investigação da polícia começou a desbaratar a quadrilha após a prisão de um dos membros, ocorrida na capital alagoana. Segundo a polícia, o acusado confessou que o bando agia em cidades alagoanas. Pelo menos oito pessoas integram a quadrilha, no entanto quatro delas ainda não foram identificadas.
Durante a ação policial, que aconteceu na cidade de Anadia, a PM deteve Carlos Henrique Pereira da Silva, 27 anos, e os irmãos José Antônio dos Santos, 23 anos, e José Cícero dos Santos, 32 anos. Um quarto criminoso que seria o chefe do bando, identificado pelo nome de Edson Junior Tenório de Lima, 22 anos, conseguiu escapar do cerco policial (foto abaixo).
Com a quadrilha foram apreendidas duas armas, uma delas de grosso calibre e de uso exclusivo da polícia, um rifle modelo Puma, calibre 38, além de um revólver calibre 32, ambos municiados, uma balança de precisão e drogas (crack e maconha). Também foi apreendida uma moto modelo Honda, de cor preta, que a polícia desconfia ser fruto de roubo.
O rifle, de acordo com a PM, pode ter sido usado em um assalto a uma van de transporte alternativo, já que a arma tem a mesma descrição dada por uma vítima e as caracterizas físicas de um dos assaltante batem com as descrição física de José Antonio dos Santos, vulgo ‘Galeguinho’.
O bando foi atuado por trafico, assalto e porte ilegal de arma de fogo e será enquadrado por formação de quadrilha armada, de acordo com o delegado Josias Lima, de Teotônio Vilela, plantonistas na 6ª DRP, nesta segunda-feira. Os presos devem ser transferidos para um presídio na capital já nesta terça-feira.