Diretores, coordenadores, professores, pais, alunos e representantes da sociedade civil organizada participam, até esta sexta-feira (07), no auditório do Instituto Federal de Alagoas, em Satuba, da Conferência Intermunicipal de Educação que reúne os municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Como informa a secretária municipal de educação de Satuba, Jane Gleide Araújo, o propósito do simpósio é ampliar a participação da sociedade na formulação e materialização de políticas públicas, com programas e ações, dentro da consolidação do Sistema Nacional de Educação. “Estamos discutindo temas pertinentes com os profissionais da área e, ainda, com a participação da sociedade civil organizada”.

Dentro dos eixos temáticos, propostos para a Conferência, estão adversidades, inclusão, sexualidade, pesquisas, meio ambiente, gestão democrática, entre outros, que serão debatidos pelos grupos de trabalhos formados entre os participantes dos três municípios.

Entre os sete eixos temáticos que estão em pauta, destacam-se: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional e Educação; Educação e Diversidade; Qualidade da Educação; Gestão Democrática; Valorização Profissional e Financiamento da Educação. As discussões serão acompanhadas por técnicos da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e do Sinteal.

Para o prefeito de Satuba Paulo Acioly, o seminário envolvendo os profissionais da educação e membros da sociedade civil representa um avanço e vai elaborar propostas para melhoria na qualidade do ensino público. “A participação desses segmentos, seguramente, vai definir propostas com políticas públicas e garantir avanços na área da educação”.

Nesta sexta-feira, os participantes da Conferência estarão reunidos por meio de grupos de trabalho, onde estarão elaborando as propostas dentro dos eixos temáticos. A votação das propostas acontecerá às 16h, e em seguida, haverá a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.