A Prefeitura de Limoeiro de Anadia dá mais um passo em defesa da qualidade do ensino público, com a construção da Escola Municipal Benício Ferreira Reis, no distrito Pé Leve. Inaugurada pelo prefeito Marlan Ferreira na última sexta-feira (3) – dentro das comemorações dos 131 anos de emancipação política da cidade -, a escola de educação básica é uma das mais modernas do Estado e obedece aos padrões definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida da Prefeitura, a escola possui, aproximadamente, 850 m² de área construída e dispõe de seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, diretoria, almoxarifado, despensa, secretaria, sala dos professores e área de serviço. Ao todo ela atende a 648 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos três turnos, sendo 216 por turno.

Além de uma estrutura física moderna, a escola também conta com salas de aulas climatizadas, para garantir mais conforto a professores e alunos, televisão e lousas digitais, além de mobiliário novo.

A solenidade de inauguração foi marcada por muita emoção, quando a mãe do prefeito Marlan Ferreira, D. Marinita Ferreira, fez um breve relato da trajetória política do homenageado Benício Ferreira Reis, considerado o prefeito responsável pela execução do maior número de obras da história de Limoeiro.

“Seu avô construiu a maioria das escolas existentes aqui; dos 18 postos de saúde, ele construiu 11. Até hoje é considerado o prefeito que mais trabalhou pelo crescimento da cidade. A saúde e a educação sempre foram suas prioridades, porque ele sabia que esses dois setores eram fundamentais para o desenvolvimento do município. Você tem a obrigação de zelar ainda mais pela cidade e pela população, para que, na posteridade, seja lembrado como seu avô ainda é até hoje”, disse D. Marinita, que estava acompanhava da viúva do homenageado, D. Edite Almeida, e familiares.

O esforço permanente para trazer mais recursos e obras para Limoeiro foi o foco dos discursos das autoridades presentes, a exemplo do prefeito de Poço das Trincheiras, José Gildo Rodrigues, que relatou as idas e vindas do prefeito de Marlan Ferreira a Brasília e sua peregrinação pelos Ministérios. “Você serve de exemplo para todos nós. Nas minhas andanças por Limoeiro tenho acompanhado o crescimento da cidade, com obras de grande porte e investimentos em todos os setores. Aprendi muito com você nessa tarde e vou levar essa experiência para meu município”, enfatizou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado estadual Joãozinho Pereira, o deputado federal Arthur Lira e o senador Benedito de Lira, ao destacarem a seriedade, responsabilidade e compromisso com que Marlan Ferreira vem conduzindo a sua administração, e colocaram-se à disposição do prefeito na intermediação de projetos e investimentos que tragam o desenvolvimento para Limoeiro e a região. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-lo a trazer mais obras para Limoeiro”, enfatizou o senador Benedito de Lira.

“Meu avô sempre será minha referência de prefeito. E eu estou muito feliz em poder entregar uma escola desse porte, ampla, moderna, para os nossos alunos. Cumpro, aqui, mais um compromisso de campanha, que era o de lutar por uma educação de qualidade em Limoeiro, com escolas em reais condições de funcionamento, merenda de qualidade e transporte escolar para todos. Nos próximos meses devemos iniciar a construção de mais seis escolas, dois postos de saúde e duas creches. Em 31 de maio de 2014 pretendo entregar pelo menos dez obras estruturantes para a população”, disse o prefeito.

As seis escolas também serão construídas no padrão MEC e contarão com quatro salas de aula, biblioteca e laboratório de informática cada.

A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama Eloísa Ferreira, dos prefeitos de Maravilha, Carlos Luiz Martins (Ldo prefeito uizinho); de Coité do Nóia, José de Sena Neto (Seninha); de Monteirópolis, Elmo Antônio Medeiros; de Jaramataia, Ricardo Paranhos; e de Taquarana, Sebastião Antônio da Silva (Bastinho), vereadores, professores e alunos da escola.