O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, participou na última sexta-feira, dia 31, da inauguração da estação de pesquisa da Granbio, empresa de biotecnologia 100% brasileira. A estação, inaugurada as margens da AL-220, no trecho entre São Miguel dos Campos e Barra de São Miguel, é experimental e vai desenvolver cana-energia, além de outras fontes de biomassa.
De acordo com direção da empresa, a estação de pesquisa será responsável por desenvolver matéria-prima competitiva para as futuras unidades industriais da GranBio. A companhia anunciou ano passado a primeira fábrica de etanol de segunda geração do Hemisfério Sul, que será inaugurada no início de 2014, no município de São Miguel dos Campos.
“A chegada da Granbio não só retoma o desenvolvimento de São Miguel, mas de toda a região, a exemplo do que hoje acontece aqui na Barra de São Miguel, onde a empresa vai gerar emprego e renda, como está acontecendo em nosso município”, lembra Clemente.
Segundo Alexandre Tanaka, superintendente da Área de Apoio a Projetos e Inovadores e Descentralização da Finep, a Granbio acaba de receber aprovação de financiamento de cerca de R$ 126 milhões, valor que será injetado diretamente na empresa que se instala na região.
A nova variedade de cana desenvolvida pela GranBio em sua Estação Experimental está sendo obtida a partir do cruzamento genético de híbridos comerciais com tipos ancestrais de cana-de-açúcar. O resultado será uma cana mais robusta, que pode ser plantada em áreas degradadas de pasto, e com teor de fibra e produtividade maiores que a planta convencional. O primeiro plantio comercial da cana-energia da GranBio, batizada de Cana Vertix, está previsto para 2015.
O evento contou com a presença do presidente da GranBio, Bernardo Gradin, do governador Teotonio Vilela Filho, do prefeito da Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, o Zezeco, além do deputado estadual João Henrique Caldas, industriais da região, diretores da empresa e autoridades políticas do estado.