Na próxima terça-feira, 28, às 17h, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), lançará a republicação do livro Vade-Mecuum do Turista em Alagoas. O documento, que faz referência à conjuntura econômica alagoana de 1937, será lançado no Palácio república dos Palmares, na Sala dos Conselhos.

A publicação proporciona uma leitura de referência e retrata o contexto do turismo e da cultura, além dos fatores geográficos, arquitetônicos e literários do período. No texto, revelado pelo Instituto Histórico de Alagoas e de autoria de Moreno Brandão, fica claro que desde os anos 30, o turismo apresentava potencial para tornar-se a mola propulsora da economia alagoana.

Segundo o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, em suas palavras na apresentação do livro, a história nos brinda com o resgate de uma obra simples, mas, com um conteúdo valoroso e rico em informações que revela, ser Alagoas, desde sempre, vocacionado para o turismo e para a cultura.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, as informações, contidas no documento, serão fonte de consulta, com objetivo de abastecer em dados, que possam subsidiar um processo de planejamento, já que, nos últimos anos, o destino Alagoas tem despontando entre os principais destinos do Brasil.

“Atualmente, a atividade turística é responsável pelo desenvolvimento do estado, rico em belezas naturais. Destacando-se dentre os setores mais relevantes da economia, gerando emprego e renda. É com grande alegria e satisfação que entregamos o Vade-Mecuum a Alagoas”, assegura Novis.

Já o secretário Chefe do Gabinete Civil e autor do prefácio do livro, Álvaro Machado, ressaltou que ficou surpreendido com a coincidência do tema do Vade-Mecuum, justo quando Alagoas, vive um momento esfuziante como destino turístico preferencial de um número cada vez maior de brasileiros e de outras nacionalidades.

O documento, impresso com a mesma linguagem da época, traz informações curiosas sobre Alagoas e está divido em 4 partes: Alagoas; Lugares Pitorescos; Epítome da história regional; e Lugares históricos.

A republicação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da imprensa oficial Graciliano Ramos.