Podem até dizer que não mas o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), tem sido apontado como a nova aposta do partido em Alagoas. Não podemos esquecer, no entanto, que o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, será – óbvio - sempre o nome de ‘peso’ do PDT no Estado.
Porém, vejamos então que as inserções que estão sendo veiculadas na TV aberta traz o prefeito penedense dando o recado – em nome do partido – aos telespectadores. Beltrão é filiado ao PDT desde que Lessa filiou-se (antes PSB) à sigla.
Atualmente, Március Beltrão também é uma forte liderança política da região do baixo São Francisco. Na eleição de outubro de 2012, Beltrão e Ronaldo Lopes (vice-prefeito - PMDB) obtiveram 16.593 votos (53.58% dos votos válidos). Eles derrotaram o ex-prefeito Israel Saldanha (DEM) com uma diferença de mais de quatro mil votos.
Contudo, o PDT ainda mantém em seu quadro de filiados algumas lideranças com mandatos em todo o Estado. Além de Március – em Penedo, os prefeitos Dr. Dante Alighiere – Piranhas, Gustavo Feijó – em Boca da Mata, José Augusto – Igreja Nova e Wladimir Brito – em Roteiro.
Na Casa de Tavares Bastos conta com os deputados pedetistas: Isnaldinho Bulhões, Jota Cavalcante, Sérgio Toledo. Por fim, dezenas de vereadores distribuídos em Câmaras Municipais nas cidades alagoanas.
Nos bastidores, o prefeito de Penedo tem sido um dos nomes - ao que tudo indica para as próximas eleições em Alagoas - com grande destaque dentro do partido. Como não há interesse dele – Beltrão – em disputar nenhum cargo eletivo em 2014, o prefeito é apontado - até então - como a nova aposta do PDT Alagoas para quando deixar à Prefeitura de Penedo.
No mais, Beltrão continuará sendo prefeito e horando os votos que obteve na eleição do ano passado. Ainda assim, terá direito a ser testado – mais uma vez – nas urnas de 2016 (na busca pela reeleição).
Por outro lado, o PDT vai tentar – de novo! - fazer com o ex-governador Ronaldo Lessa inicie algum mandato eletivo a partir de 2015. Qual?
É esperar chegar 2014 para se ter alguma resposta. Dizem querer Lessa como governador, deputado federal...
Será?
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com