A segunda parcela do Fundo e Participação dos Municípios (FPM) será creditada nas contas das Prefeituras nesta segunda-feira, 20. Porém, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM) o valor será 2,1% menor do que havia sido estimado pela Receita Federal do Brasil (RFB) - no início do mês.
Entretanto, se for comparado com o segundo decêndio de maio de 2012 o valor teve um aumento real de 3,8%. A CNM anunciou que o montante é de 594.816.071,85 sem calcular o que foi estimado para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Ao incluir a retenção – valores brutos – o total chega a R$ 743.520.089,81. Ainda de acordo com a previsão da RFB, o mês de maio deve ter um crescimento de 43% do que o mês de abril. Portanto, o alerta da CNM é com o mês de junho que terá previsão de queda de 11% em relação a maio. Já a estimativa para o mês de julho é de 12% menor do que o valor de junho.
A CNM alerta aos gestores que tenham prudência na execução de suas despesas a partir do mês de junho, afinal, historicamente, no 2º semestre o FPM não tem o mesmo desempenho do 1º semestre, se recuperando somente a partir de novembro e dezembro.
No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com
Com informações da CNM