O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, e o vice-presidente, Jorge Dantas, participaram de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília, que representou o governo no encontro com as entidades municipalistas do Nordeste.

Bezerra recebeu as reivindicações contidas na “Carta do Nordeste” e prometeu dar respostas mais rápidas aos prefeitos e viabilizar os repasses direto aos municípios de ações emergenciais de combate e outras de convivência com a seca.

Ficou agendado, para a próxima terça-feira (21), um novo encontro entre uma comissão das associações de municípios com técnicos do ministério. “O objetivo é avaliar como seria o subconvênio do Ministério da Integração para que se possa fazer, junto com o governo do Estado, ações pontuais e importantes para os municípios”, disse.

Beltrão afirmou que a reunião foi muito positiva. “Esperamos que os nossos pleitos avancem, para que a gente possa, junto com todos os entes federativos, fazer as ações necessárias para atender a população”, enfatizou.

O cartão da defesa civil foi criado pelo próprio ministério da Integração. É um instrumento que precisa ser utilizado principalmente nas ações emergenciais. O ministro informou que irá se encontrar, com uma comissão entre municípios e governo federal, a melhor forma de se fazer repasse de recursos. O objetivo é atender diretamente a população.

Durante a reunião, o ministro acentuou que o convênio com o Estado, para o combate aos efeitos da seca, foi assinado desde julho do ano passado. “O que precisa é diminuir a burocratização, com a participação ativa dos prefeitos, principalmente, nas ações emergenciais. Essa relação institucional que haverá entre os comitês federal e municipal será fundamental para que a gente possa discutir e obter a melhor e mais rápida forma de atender os anseios da população”, projetou.

No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com