O Governo do Estado de Alagoas, através das Secretarias de Estado do Turismo e Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), lançam o Zoneamento Turístico da região do São Francisco. O evento, que contará com a presença do governador Teotonio Vilela, acontecerá no município de Pão de Açúcar, no dia 16 de maio, às 9h.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o intuito desse trabalho é implementar um novo modelo de ordenamento territorial para a região, visando uma organização do espaço turístico de forma planejada e ordenada.

“Estamos muito felizes com a conclusão dessa etapa. O projeto de Dinamização do Turismo na região do São Francisco é prioridade para o Governo de Alagoas e está inserido como uma ação que promoverá o desenvolvimento da atividade turística no programa ‘Alagoas Tem Pressa”, lembra Novis.

Finalizado, o documento será entregue aos gestores municipais, empresários, entidades de classe e representantes das instituições realizadoras do projeto de dinamização.

O objetivo do projeto é melhorar o nível de receitas das comunidades de renda mais baixa na região fomentando e diversificando seu quadro econômico por meio do desenvolvimento do turismo sustentável. O plano de ação desse projeto se estende até 2014, nos 12 municípios ribeirinhos contemplados.

O Zoneamento Turístico

É um documento que consiste em um diagnostico integrado e busca a estruturação de uma base de dados ambientais, econômicas e socioculturais.

O objetivo desse documento é apresentar uma proposta de criação de unidades de conservação, a construção de mapas de vulnerabilidade ambiental e a criação de zonas turísticas com diretrizes para o planejamento da atividade turística da região do São Francisco.

O projeto

O projeto Dinamização do Turismo e Sustentabilidade do Baixo São Francisco conta com quatro eixos de trabalho. O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.

Os municípios contemplados pelo projeto: Água Branca; Belo Monte; Delmiro Gouveia; Igreja Nova; Olho D’Água do Casado; Pão de Açúcar, Penedo; Piaçabuçu; Piranhas; Porto Real do Colégio; São Brás e Traipu.