No próximo dia 7 de maio (terça-feira), às 9h, no Plenário da Comissão de Turismo e Desporto (Plenário 5), por iniciativa da Deputada Rosinha da Adefal, a Câmara dos Deputados discutirá, em audiência pública, as condições de acessibilidade no Brasil no turismo e lazer da pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo o Censo do IBGE de 2011, 45 milhões de brasileiros disseram ter algum tipo de deficiência, ou seja, quase 24% da população. “Precisamos discutir propostas e trabalhar com o intuito de construir uma cultura de respeito aos direitos humanos. Todos nós temos o direto ao lazer, mas para conseguirmos isso precisamos tornar o Brasil mais acessível, sem obstáculos e barreiras”, afirma a deputada Rosinha da Adefal que é cadeirante.

Segundo a parlamentar o objetivo desta audiência pública é buscar garantir o acesso digno e igualitário das pessoas com deficiência, e pessoas com mobilidade reduzida, em geral, aos locais dedicados ao turismo e ao lazer no Brasil. “Quando falamos de acessibilidade, não nos referimos apenas às questões arquitetônicas, mas também no que se refere às comunicações acessíveis e à quebra das barreiras de atitude, que são as práticas discriminatórias (ainda que inconscientes) que infelizmente permeiam o dia a dia das pessoas com deficiência”, comenta Rosinha.

Integrarão a mesa dos trabalhos, os especialistas Ricardo Shimosakai, Scott Rains, e Janaki Nayar, além do Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, Antonio José, e representantes do Ministério do Turismo, do Ministério das Cidades e do Conselho Nacional de Turismo.

Para quem não puder comparecer, é possível acompanhar a transmissão da audiência ao vivo, pela internet, por meio do portal do "e-Democracia" da Câmara dos Deputados, através do endereço: http://edemocracia.camara.gov.br, e haverá Interpretação em Libras.