Mais uma etapa está sendo executada dentro das ações do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco. Nesta manhã, 24, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) foram capacitados para trabalharem com os indicadores turísticos na região ribeirinha.

Dados, como: número de estabelecimentos turísticos, empregos gerados pelo setor, número de trabalhadores formais e prestadores de serviços estão inclusos nos indicadores que serão coletados pela equipe técnica do projeto.

A capacitação foi realizada pelo consultor da Rede de Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Espanha - IBETUR, Rafael Almeida. O consultor explicou que existe uma base de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a ‘Rais’ - Relação Anual de Informações Sociais, esta, facilitará o processo de busca e arquivamento dos indicadores.

De acordo com o Marcos Pradines, superintendente de Investimentos e responsável pela coleta de indicadores turísticos no estado, com o desenvolvimento de estudos e pesquisas é possível verificar os impactos socioeconômicos da atividade turística nos destinos de Alagoas.  “Desta forma, o destino ganha condições de planejar e acompanhar o desenvolvimento dos projetos e investimentos em infraestrutura turística”, explicou.

O treinamento, segundo Sandra Vilanova, coordenadora do projeto e interlocutora da região do São Francisco pela Setur-AL , é uma forma que encontrou-se para garantir a continuidade do levantamento dos dados. “Capacitando os técnicos da forma correta, asseguramos que, mesmo, quando os consultores contratados terminem o trabalho, possamos levantar com a mesma expertise”, afirmou.

Participaram da capacitação, técnicos e diretores da Setur-AL, Jannyne Barbosa, representante do Instituto Ambiental Brasil Sustentável, além do consultor do IBERTUR.

Outras ações

Durante os dias 25 e 26 de abril será feito um repasse das ações do projeto nos município de Água Branca e Traipu, além da apresentação das estratégias desenvolvidas nas redes sociais para fortalecimento da região.