Ontem, 24, o AL TV 2ª Edição – TV Gazeta (Veja aqui a reportagem) - mostrou a problemática no fornecimento de energia no município de Jequiá da Praia. Há mais de três meses que cidade sofre com as constantes quedas de energia. Como sempre, os comerciantes – maiores prejudicados – disseram na reportagem o problema que causa danos para toda população jequiaense.
A situação piora ainda mais com as chuvas que caem em Alagoas. O consumo de energia elétrica em toda região está com o nível de tensão abaixo da média, ou seja, com medição que não dá suporte para que eletrodomésticos se mantenham ligados nas tomadas - provocando até a queima dos aparelhos.
Um outro fator que vale salientar é que o problema não se resume apenas na falta de energia. Quando ficam sem eletricidade, os moradores também não dispõem do sistema de abastecimento de água e das telefonias móvel e residencial que não funcionam.
Lembrando que em março a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou uma sessão especial, em audiência publica, que discutiu a qualidade do fornecimento de energia nos municípios. Lá, uma reclamação constante dos prefeitos foi justamente os “apagões” e a baixa voltagem que prejudicam a população e o comercio local.
No final da reportagem a apresentadora Gilka Mafra leu a seguinte nota enviada pela Eletrobras à TV Gazeta:
“A Assesoria da Eletrobras disse que a empresa está desenvolvendo quatro ações para resolver o problema das quedas de energia em Jequiá da Praia. Intensificando a manutenção das redes, iniciando a construção de uma nova linha que leva energia para a cidade, instalando novos transformadores para aliviar a carga e reguladores de tensão – que são equipamentos para diminuir as oscilações de energia. Segundo a Eletrobras, a população deve começar a ver as primeiras melhorias em quatro meses.”
Vamos aguardar? Quatro meses?
No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com