Cansado de esperar pela ajuda do governo do Estado e na luta contra seca que aflinge todo o agreste e sertão de Alagoas, o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP), buscou alternativas viáveis para levar água para população.
Garrote teve que alugar uma ‘carreta-pipa’ (com capacidade de 32 mil litros) e quatro carros-pipa para que os moradores estrelenses pudessem abastecer os tanques e caixas-d’água das residências.
Segundo o prefeito, o município não pode parar por conta da seca que atinge a região. Ainda de acordo com Arlindo, nem a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) consegue mais fornecer água para Estrela.
“O povo de Estrela de Alagoas não pode ficar esperando muito tempo sem água nas torneiras. Minha saída foi alugar ‘carreta-pipa’ e carros-pipa para que o município seja abastecido. Pela manhã, os carros circulam na cidade; e, na parte da tarde, enviamos para os povoados. Não posso ficar esperando pela Casal e o Estado. A seca prejudica minha cidade e tenho que trabalhar para amenizar esta situação”, relatou Arlindo Garrote.
Mas, por outro lado, os recursos enviados pelos governos Federal e Estadual são insuficientes para atender todo o município, entretanto, a Prefeitura reúne recursos próprios para dar continuidade ao abastecimento nos próximos dois meses. Além disso, o prefeito faz distribuição de cestas básicas para famílias atingidas pela seca e a abertura de estradas vicinais com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos.
“Estamos fazendo esse trabalho de recuperação para facilitar o acesso dos carros-pipa às comunidades. Além disso, o objetivo é deixar essas vias de acesso em bom estado para o tráfego de moradores e agricultores da zona rural. Já que várias famílias dependem das estradas vicinais diariamente é importante que estejam em bom estado para facilitar a locomoção”, explicou.
Chuvas
Porém - com o temporal que caiu hoje em Alagoas - o blog foi informado que nos municípios da seca a população já comemora o pouco da água (da chuva) que cai no agreste e sertão. Em Palmeira dos Índios, por exemplo, apesar da pouca intensidade da chuva, o tempo fechado e nublado animam os produtores rurais.
No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com
Com Assessoria