A região Caminhos do São Francisco tem boas notícias. Os participantes do Projeto de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade do Baixo São Francisco validaram a logomarca que representará a identidade visual do destino. O encontro aconteceu na última terça-feira, 16, em Penedo.

Lá, foram apresentadas três propostas da marca criada pela empresa contratada do projeto. A marca foi concebida através de um estudo iconográfico nos 24 municípios ribeirinhos envolvidos pelo projeto, sendo 12 de Alagoas e 12 de Sergipe.

Segundo Sandra Villanova, coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) e interlocutora da região, essa marca tem como principal objetivo fortalecer a região nas estratégias de promoção e trazer uma identidade integrando os municípios e os estados de Alagoas e Sergipe, onde o trabalho será realizado como uma única região.

O projeto contempla várias ações de planejamento e ordenamento direcionadas à região, além de ações de estratégias de promoção com objetivo de fomentar a atividade turística na região do São Francisco.

Para Joab Almeida, representante da Secretaria Estadual de Sergipe, a marca é muito mais que uma identidade visual, representa o trabalho conjunto de 2 estados unidos por uma região. “A promoção do Baixo São Francisco será fomentada com a estruturação do projeto”, afirmou.

Participaram da reunião: empresários, gestores públicos, associações e entidades de classe dos dois estados (AL e SE).

O Governo do Estado de Alagoas, através das Secretarias de Estado de Turismo e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Agência Espanhola de Cooperação Internacional e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável participam do Projeto de Dinamização do São Francisco.