O prefeito de Viçosa, Flaubert filho (PPL), preocupado também com o volume de água cada vez menor na barragem que abastece o município, decretou situação de emergência por conta da estiagem que prejudica a cidade.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura, o decreto de número 777/2013 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem, 08, onde esclarece detalhadamente o motivo da emergência em Viçosa.
Porém, a constatação da estiagem se deu após uma visita do gestor até a barragem da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na fazenda Dourada, que abastece todo município. No local, Flaubert Filho foi informado que o volume de água está cada vez menor e isso deverá provocar um racionamento.
Entretanto, pensando no bem-estar da população, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, em parceria com o Executivo municipal, iniciou uma campanha nas ruas, rádios e internet para que a população racione água. De acordo com o SAAE, a barragem principal não tem praticamente água e a situação tende a se agravar nos próximos dias.
Procurando alternativas, o prefeito e a direção do SAAE recuperaram a adutora do Rio Caçamba que estava desativada há 12 anos. A adutora é de pequeno porte e fornecia água apenas para o Povoado do Anel. Com a recuperação, a adutora passou a fornecer água também para a barragem principal.
“Estamos em estado de emergência, completamente desabastecidos. Essa é uma situação nunca vivenciada por Viçosa, mesmo reativando uma adutora, vindo água da Barragem do (rio) Caçamba para minimizar o problema, alerto aos viçosenses para economizar, evitem desperdícios”, pediu o prefeito.
Ainda segundo a assessoria de imprensa a cidade de Viçosa enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e o assoreamento da barragem da Estação de Tratamento de Água (ETA) já é uma realidade.
No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com
Com Ascom Viçosa