O prefeito de Japaratinga, Newberto Neves (PRP), tem se engajado na criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Alagoas (Conorte/AL). Como presidente, Neves realizou – em seu município – o 1º Encontro dos Prefeitos da Região Norte.
Na oportunidade, o Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Fernando Collor (PTB), compareceu ao encontro com os prefeitos e garantiu investimentos para criação do novo consórcio.
Ladeado pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), e o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), responsavéis pela criação do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), Collor se comprometeu em ajudar na criação de uma terro sanitário na região norte.
Cinco municípios farão parte do Conorte: Japaratinga, Maragogi, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e Porto de Pedras que estão aptos para desenvolver o plano regional de resíduos sólidos e buscar recursos para a implantar o aterro sanitário.
O senador petebista – da Comissão de Infraestrutura - prometeu se engajar na consolidação de obras de infraestrutura para o desenvolvimento da atividade turística na região da Costa dos Corais alagoana. Todavia, claro, investir na região para que novos empreendimentos cheguem as cidades da região.
Assim como o Conisul, o Conorte fará com que os municípios trabalhem em conjunto na redução de custos e otimização de verbas. Gestores unidos, quem sai ganhando são os municípes onde – através de financiamentos e linhas de crédito – os prefeitos buscarão soluções para beneficiar os moradores das respectivas cidades.
De acordo com a Lei Nº 11.107, de 06 de abril de 2005, os consórcios públicos consistem na união entre dois ou mais entes da federação (Municípios, Estados e União), sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos.
Conisul
Em Alagoas, o Conisul terá atuação forte em agricultura familiar, resíduos sólidos, saúde, piscicultura e turismo. Após a assinatura, o protocolo seguiu para a Câmara de Vereadores de cada cidade para ser apreciado e posteriormente transformado em lei.
O Conisul reúne as cidades de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Penedo, Porto Real do Colégio, Junqueiro, Teotonio Vilela, Campo Alegre, Igreja Nova, São Brás e Piaçabuçu.
No Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com