O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, insiste na tecla de que a inflação se encontra "sob controle". Para ele, a inflação tem se mostrado resistente nos últimos meses como consequência da pressão dos preços de alimentos, do comportamento da inflação de serviços e da maior difusão do aumento de preços na economia.
"A inflação está sob controle, mas encerra riscos à frente", pelo menos foi o que afirmou o presidente do BC, durante audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. "Estamos acompanhando com cuidado", completou.
Trombini sinaliza que já está em compasso de espera novas alternativas para conter a inflação."O BC está acompanhando a evolução do cenário econômico para avaliar a necessidade de outras medidas".
O presidente deveria fazer compras em um supermercado para, realmente, acompanhar de perdo a evolução da inflação no período de dezembro até hoje. Por acaso, os empresários não estão tomando medidas para se proteger do ritmo crescente da inflação e, assim, elevando-a ainda mais?