Interação. Essa palavra predominou no II Encontro Estadual de Secretários Municipais de Turismo, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), nesta terça-feira, 26. Na ocasião, os convidados conheceram as ações desempenhadas pelo governo para o setor turístico no estado.

O encontro foi marcado por apresentações. “Como os municípios estão com novos gestores à frente da atividade do turismo, tomamos a decisão de estreitar os laços e mostrar como funciona o trabalho da Setur-AL, além de mostrar como as ações estaduais dependem das municipais”, afirmou Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo.

Durante a apresentação, os principais pilares de desenvolvimento do turismo foram destacados. A Setur-AL trabalha focada no desenvolvimento de destino e produtos, na busca por investimentos e na divulgação e promoção dos destinos turísticos nos principais mercados emissores de turistas, nacionais e internacionais.

“Trabalhamos como articuladores de demandas. O turismo precisa de todo mundo, mas não manda em ninguém”, brincou, explicando a secretária. E ressaltou: “No Estado, as pastas tem uma ótima sinergia para atuação. Hoje, por exemplo, mais de 70% das obras realizadas pela Infraestrutura são voltadas ao turismo, como a Rota Ecológica e Alça da Flamenguinha”.

Projetos e campanhas também são coordenados pela Setur. Foram citados como exemplo: a construção do Plano de Estado do Turismo, com horizonte 2013-2023 e pleiteado para se tornar lei; o Projeto de Dinamização do Baixo São Francisco, que atua diretamente em 12 municípios ribeirinhos, uniformizando o destino e fomentando a atividade turística na região; além do Alagoas para Alagoanos, que estimula o servidor público a conhecer as belezas naturais de Alagoas e do Programa de Arranjos Produtivos Locais.

Os indicadores do turismo, levantados pelo departamento de pesquisas e estudos da Setur, foram divulgados. Fluxo de turistas no aeroporto e ocupação hoteleira são alguns exemplos. “Para manter o fluxo e ocupação aquecidos, trabalhamos o ano inteiro, sempre enxergando a temporada seguinte. Divulgamos o destino e os serviços oferecidos, em feiras e eventos do setor, como a ABAV, o principal evento da América Latina”, garantiu Novis.

Segundo a secretária, nessas feiras, consolidamos Alagoas, estimulamos agências e operadores a trabalhar com o destino, captamos voos nacionais e internacionais, captamos mídia espontânea e levamos jornalistas para conhecer os atrativos.

A atuação do Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo, foi despertada. Rosário Passos, coordenadora Regional dos Serviços Turísticos pela Setur-AL, ressaltou a importância de ser regularizado no Mtur. “Quanto mais cadastro, mais verbas federais o Ministério do Turismo destina para o local”, lembrou.

O programa do governo de Alagoas, Alagoas Tem Pressa também teve espaço na apresentação. Técnicos da Setur e da Seplande apresentaram o objetivo do programa e ressaltaram as ações de turismo que estão inseridas. Segundo Novis, o programa já vem atuando durante três anos. “É uma priorização das ações do governo, com o envolvimento de todas as pastas e com a coordenação na Seplande”, disse.

O Sebrae também mostrou sua atuação no turismo. Para Vanessa Fagá, gerente de Turismo e Artesanato do Sebrae, a missão da entidade é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Destacou o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que, atua em três regiões turísticas: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e São Francisco.

A Setur-AL distribuiu um questionário para saber como estão as condições dos municípios no que se refere às áreas de produtos, marketing, investimentos.

Participaram do encontro, os municípios: Pilar, Porto Real do Colégio, Japaratinga, Murici, Jequiá da Praia, São Miguel dos Milagres, Maceió, Porto de Pedras, Pão de Açúcar, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Delmiro Gouveia, Coruripe, São José da Laje, Maragogi, Marechal Deodoro, Viçosa, Piaçabuçu, União dos Palmares e Passo de Camaragibe.