Professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas apresentaram para a secretária Adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, um projeto de Mapeamento de Atividades Econômicas com foco no turismo, no município de Santana do Ipanema. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 22, na sede da Setur-AL.

O objetivo de projeto, segundo os professores universitários, é, além de mapear o município, identificar potencial na atividade turística vinculada ao ecoturismo e o turismo de aventura, neste território e também na região do São Francisco.

“Queremos articular o apoio de parceiros na estruturação e qualificação de equipamentos e potenciais que forem identificados no território. Já percebemos na comunidade algumas atividades de aventura, como a escalada, que é praticada por jovens da localidade”, explicaram os professores Msc Herivan e Lucas.

A Secretaria de Estado do Turismo apoiará o projeto na articulação junto aos parceiros, como a SEPLANDE e o SEBRAE, para atuação no projeto e ajudará a desenvolver a matriz de levantamento de dados. 

“Estruturar um produto vai além de colocá-lo na prateleira, o turismo é uma experiência e precisa ser vivenciada, além de necessitar de outras pastas, como a infraestrutura, a Educação e o Planejamento. A sinalização e acessibilidade têm que ser observados, por exemplo”, explicou o Coordenador do Programa de Regionalização, Renato Lobo.

Raquel comentou, ainda, que é muito importante procurar o poder público municipal para uma parceria e buscar outros parceiros. “O turismo deve ser feito de forma descentralizada”, garantiu.

O projeto

O projeto consiste em mapear e analisar as áreas com potencial para experiências em Santana do Ipanema; criar um núcleo de empreendedorismo no ecoturismo; contribuir com a ocupação hoteleira e fluxo de visitantes, além da diversificação econômica.